Acre 01

“Abriremos mão das emendas se governo cumprir PCCR de servidores”, diz Tadeu

Por
Whidy Melo

A declaração do deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre, trouxe um novo elemento ao debate sobre o aumento das emendas parlamentares para 2026. Durante entrevista concedida no programa Boa Conversa – edição Aleac, transmitido pelo ac24horas, nesta terça-feira (9), Hassem lançou um desafio direto ao governo estadual: os deputados estariam dispostos a abrir mão do aumento das emendas – e até dos próprios valores – caso o Executivo cumpra integralmente as obrigações com as categorias de servidores públicos.


A fala ocorreu em meio à discussão sobre a proposta de elevação das emendas individuais de R$ 4 milhões para R$ 5 milhões por parlamentar no orçamento de 2026. Segundo Tadeu Hassem, a narrativa de que o Estado não teria recursos para atender reivindicações de servidores enquanto se discute o aumento das emendas não se sustenta. “Não procede a informação, uma coisa não tem nada a ver com outra, e eu sou capaz aqui, olhando para você nessa câmera, de dizer que se o governo garantir que vai dar atualização do PCCR para todos os servidores, saúde, educação, as forças de segurança, a comunicação, a gente abre mão das nossas emendas”, afirmou.


Na avaliação do parlamentar, a proposta não representa um ato de confronto, mas um gesto político para pressionar o cumprimento de compromissos do Executivo. “Então isso não procede, não tem nada a ver uma coisa com a outra, são assuntos totalmente diferentes, e não depende do orçamento, ninguém está propondo aumentar o orçamento total do governo do Estado, é os remanejamentos que é necessário”, acrescentou Hassem, ao sustentar que o foco estaria apenas na reorganização interna das despesas.


Compartilhe
Por
Whidy Melo