Cotidiano

FEM convoca selecionados em editais de premiação da cultura popular e povos originários

Por
Saimo Martins

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) publicou no Diário Oficial, nesta segunda-feira (8), duas portarias com o resultado de habilitação e convocação de proponentes selecionados em editais de premiação cultural financiados pelo Fundo Estadual de Cultura do Acre. As decisões estão formalizadas nas Portarias nº 1.185 e nº 1.187, de 08 de dezembro de 2025.


Prêmio Mestres da Cultura Popular


Por meio da Portaria nº 1.185, a FEM tornou público o resultado de habilitação e convocação do Edital Prêmio Mestres da Cultura Popular do Estado do Acre nº 08/2025. O edital contempla mestres e mestras de saberes tradicionais em diferentes áreas, como artes manuais e artesanato, música e expressões sonoras e danças e expressões corporais.


Entre os habilitados estão representantes das categorias de artesanato tradicional, escultura e talha, além de mestres da música popular e tradicional. Os nomes completos e respectivas pontuações constam na lista oficial divulgada no Diário Oficial do Estado e também no portal da FEM, no endereço www.femcultura.ac.gov.br.


A portaria abre prazo para que os novos convocados enviem a documentação de habilitação, conforme previsto no item 12.2 do edital. O envio deve ser feito exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no site da fundação. Documentos encaminhados por outros meios não serão aceitos.


Prêmio de Fortalecimento da Cultura dos Povos Originários


Já a Portaria nº 1.187 apresenta o resultado de habilitação do Edital Prêmio de Fortalecimento da Cultura dos Povos Originários nº 09/2025, além de realizar nova convocação para o preenchimento de quatro vagas remanescentes, distribuídas entre as categorias com maior demanda.


O edital contempla principalmente a área de artes manuais e artesanato tradicional, com a participação de representantes de diversos povos indígenas, como Puyanawa, Kaxinawá e Shanenawa, entre outros. A lista detalhada dos habilitados, com nomes e pontuações, também está disponível no Diário Oficial e no site da FEM.


O prazo para envio da documentação de habilitação pelos novos convocados começa a contar a partir da publicação da portaria e segue até o dia 10 de dezembro de 2025, totalizando três dias úteis. O não envio da documentação completa dentro do prazo resultará na inabilitação do proponente.


Compartilhe
Por
Saimo Martins