Categorias: Juruá

Cruzeiro do Sul terá escola católica gratuita com ensino técnico

Por
Sandra Assunção

A Diocese de Cruzeiro do Sul vai manter, a partir do próximo ano, em parceria com o Grupo União Brasileira de Educação Católica – UBEC, o ensino Médio Técnico e gratuito no período noturno na Escola São José, que durante o dia tem ensino fundamental. Inicialmente, serão 140 vagas para o 1° ano do ensino médio. Em seguida, haverá a implementação dos outros anos e convênios para estágios dos alunos.


As aulas vão começar no dia 2 de fevereiro de 2026 com o Curso Técnico em Gestão Inteligente da Cadeia de Suprimentos – Logística, que é inédito na região.


Além de bolsa de estudo integral, os alunos terão gratuitamente material didático, uniforme e alimentação no intervalo das aulas. O evento de lançamento nesta segunda-feira, 8, no São José, contou com a presença do presidente do Grupo UBEC, Ir. Paulo Fossati, do bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale, e da superintendente de Educação do grupo, Roberta Guedes.


“Nós trabalhamos com educação católica em todo o Brasil e vamos trazer um curso técnico profissional, gestão em logística, gestão inteligente, para literalmente integrar esse jovem no mercado de trabalho, desenvolvendo as competências, principalmente digitais, para que ele agregue valor à instituição e à comunidade. Nós vamos iniciar com quatro turmas de ensino médio, 35 alunos por turno, para uma educação personalizada, desenvolvendo principalmente competências digitais, competências empreendedoras, além de todas as competências humanas. E as Hard Skills, que são as próprias de um curso técnico. Essa é uma escola social, isso significa que é uma escola 100% gratuita. Isso implica em selecionar alunos com renda per capita no máximo 1,5 salários mínimos por pessoa, por família. Estamos honrados em iniciar essa trajetória no Acre e convidamos toda a comunidade a caminhar conosco na construção de uma educação que cuida, acolhe e transforma”, citou o Ir. Paulo Fossatti, presidente do Grupo UBEC.


Roberta Guedes, superintendente de Educação Básica Superior da Rede UBEC, enfatiza que os alunos terão acesso a estágios. “Estamos fazendo várias parcerias de estágio, para que o aluno possa vivenciar a parte teórica, já na prática, desde a primeira série do ensino médio. Nós vamos construir uma educação integral em todos os sentidos, na formação humana, na formação técnica e também na formação acadêmica. Porque o que a gente quer é dar protagonismo para a nossa juventude aqui de Cruzeiro do Sul. Então esse aluno, além de sair com ensino regular, ele sai técnico e logístico e com vários microcursos, certificações. Nós estamos com o edital aberto. A partir de amanhã no nosso Instagram, as redes sociais divulgando todo o processo seletivo, são só 140 vagas. Nós também estamos com um processo seletivo para os professores”.


Atualmente o São José passa por uma revitalização e ampliação para garantir uma estrutura pedagógica adequada ao processo de aprendizagem. As melhorias incluem a modernização das salas de aula, a implantação de um novo Laboratório de Informática de alto desempenho e a instalação de duas plataformas elevatórias, ampliando a acessibilidade à toda a comunidade educativa.


O bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, diz que durante o dia a Escola segue funcionando normalmente por meio da parceria com o Governo do Estado.


“De manhã e de tarde continua a escola em parceria com o Governo do Estado, mas administrado pela Diocese. E à noite, então, esta parceria com o grupo UBEC, que vai ser administrado por eles, em parceria com a gente. E depois vamos sonhar para frente também um polo da presença da UBEC, com um polo de distância da Universidade Católica de Brasília aqui”, pontuou o líder religioso.



Sobre o Grupo UBEC

Com 53 anos de atuação, o Grupo UBEC, com sede no Distrito Federal, é uma organização civil sem fins lucrativos, com atuação em várias regiões do Brasil e no exterior. Tem como associadas as instituições La Salle, Marista Centro-Norte, Salesianos, Estigmatinos, Instituto Católico de Minas e Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.


O grupo administra cinco unidades de Educação Básica — Colégio Católica Brasília (DF), Colégio Católica Curitiba (PR), Colégio Católica Machado de Assis, em Joinville (SC), Colégio Católica Padre de Man (MG) e Colégio Católica Timóteo (MG) — e quatro instituições de Ensino Superior: Universidade Católica de Brasília (UCB), Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) e Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), além de atuar em 45 polos de Educação a Distância.


Compartilhe
Por
Sandra Assunção