Em Cruzeiro do Sul, várias árvores foram derrubadas pela tempestade que atingiu o município nesta segunda-feira, 8. No total, cinco ocorrências desta natureza foram registradas nos bairros Aeroporto Velho, João Alves, Cruzeirão e Canela Fina. Pés de manga, abacate, buriti e ingá tombaram e as guarnições trabalharam até a noite, mas não conseguiram atender a todos os casos.
No bairro Aeroporto Velho, foram duas situações .Um abacateiro caiu em cima do telhado de uma casa e foi retirado pelos Bombeiros. Uma ingazeira tombou em um muro. A equipe realizou ações de mitigação, isolando a área e reduzindo os riscos imediatos, mas não foi possível efetivar o corte da árvore, uma vez que a intervenção dependia da interrupção da rede elétrica que passa próxima ao ponto de impacto. O solicitante foi orientado e responsabilizou-se por acionar a concessionária para o desligamento seguro da energia. Ficou programado que, após a confirmação do corte de energia, a guarnição retornou ao local nas primeiras horas desta terça-feira, 9, para realizar o corte e a remoção da ingazeira.
No Cruzeirão, a copa de um buritizeiro se desprendeu e atingiu parcialmente a estrutura da casa. A equipe realizou o corte emergencial e constatou que outros sete buritizeiros existentes no terreno apresentavam sinais de apodrecimento e risco de queda de copa. O solicitante foi orientado a fazer o agendamento de nova intervenção para o corte preventivo dos demais pés de buriti.
Já no João Alves, uma mangueira de grande porte tombou sobre a Rua Pedro Teles, impossibilitando o tráfego de veículos. A guarnição fez o processo de corte e seccionamento da árvore durante duas horas de atuação contínua. A intervenção permitiu a completa desobstrução da via, restabelecendo o fluxo normal de veículos.
Na localidade do Canela Fina outra árvore caiu obstruindo parcialmente a via pública. Mas no momento do acionamento, todas as guarnições estavam empenhadas em ocorrências simultâneas relacionadas ao mesmo evento climático. Os bombeiros orientaram o solicitante, conseguiu, por meios próprios e com apoio de moradores, realizar o corte e a retirada do material da via, restabelecendo o tráfego local.
Veja o vídeo:
Confira mais fotos: