O secretário municipal de Saúde e Articulação Política, Rennan Biths, foi entrevistado pelo ac24horas neste domingo (7), na Praça da Revolução, durante o evento Natal de Vida, Esperança e Dignidade 2025. Na ocasião, ele destacou o trabalho dos vereadores de Rio Branco que aprovaram duas leis consideradas importantes para o período natalino.
As medidas tratam da gratuidade do transporte público aos domingos — e em alguns sábados — durante o Natal, além da autorização para que a Prefeitura de Rio Branco adquira e distribua brinquedos a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Rennan Biths ressaltou que a articulação entre o Poder Executivo e a Câmara Municipal é um grande desafio, mas avaliou que a relação com os vereadores tem sido positiva. “Hoje a gente já tem uma base bem consolidada, uma relação muito boa com os vereadores que compõem a base. São parlamentares qualificados, que discutem, sugerem melhorias e ajudam a construir soluções para beneficiar a população”, afirmou.
O secretário citou como exemplo a sessão extraordinária realizada no sábado, quando os vereadores se reuniram para votar os projetos. Segundo ele, a mobilização permitiu que o prefeito Tião Bocalom desse continuidade às ações do Natal. “Com as leis aprovadas, o prefeito vai poder garantir o transporte coletivo gratuito para a população vir visitar a praça e também implementar uma novidade este ano, que é a entrega de presentes para o público carente”, explicou.
Sobre a distribuição de brinquedos, Rennan Biths esclareceu que o público-alvo do projeto são crianças de 0 a 15 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso a diversos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal. “Essa lei autoriza o prefeito a adquirir os brinquedos e presentear um público vulnerável, formado por crianças cujas famílias, em grande parte, não têm condições de oferecer um presente nesta época do ano, que é tão simbólica”, destacou.
O secretário afirmou que a iniciativa representa um gesto de cuidado da gestão municipal. “O olhar do prefeito é para que a prefeitura seja essa mão de esperança para crianças que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social”, concluiu.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, fez um balanço das ações desenvolvidas pela pasta ao longo do ano e destacou os avanços na rede de atendimento, além dos desafios que ainda precisam ser enfrentados em Rio Branco.

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Segundo Biths, 2025 foi marcado por diversas entregas importantes na área da saúde, com a inauguração, reforma e reestruturação de unidades, ampliação de serviços e fortalecimento das campanhas de vacinação. Ele ressaltou que mais de 95% da população da capital depende do Sistema Único de Saúde (SUS) e busca atendimento, principalmente, nas Unidades de Saúde da Família. Atualmente, Rio Branco conta com 47 unidades distribuídas por toda a cidade.
De acordo com o secretário, ao longo das duas gestões do prefeito Tião Bocalom, foram entregues cerca de 40 unidades de saúde reformadas e reequipadas. Somente neste ano, quase 300 novos profissionais aprovados em concurso público foram convocados para reforçar as equipes. “Foi um ano de muitos investimentos e de fortalecimento da capacidade de atendimento. Todo esse esforço tem se refletido na melhoria do serviço prestado à população, embora ainda existam pontos que precisam avançar”, avaliou.
Entre os principais desafios, Biths citou a questão logística relacionada ao fornecimento de medicamentos. Ele explicou que grande parte dos fornecedores está localizada nas regiões Sul e Sudeste do país, o que, em alguns momentos, compromete o cronograma de entrega. “Às vezes há falhas na logística e ocorre falta pontual de medicamentos em algumas unidades. Esse é um grande desafio para o próximo ano: garantir mais estabilidade no abastecimento, para que o paciente saia da unidade não apenas com o atendimento e o exame, mas também com o medicamento necessário para concluir o tratamento”, afirmou.
O secretário também abordou os avanços na cobertura vacinal do município. Segundo ele, a imunização é um desafio enfrentado em todo o país, mas Rio Branco conseguiu melhorar significativamente os índices. “Hoje, a grande maioria das vacinas já atingiu cobertura superior a 90%. Ainda há dificuldades em alguns casos, muitas vezes por falta de informação”, explicou.
Para ampliar o acesso às vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde tem adotado estratégias de aproximação com a população. No último fim de semana, por exemplo, uma força-tarefa contra a influenza vacinou mais de 3.700 pessoas em apenas dois dias. Além disso, foram instalados 25 pontos de vacinação em locais de grande circulação, como shoppings, supermercados, vans itinerantes e centros comerciais.
Biths destacou que a Secretaria de Saúde estará presente durante toda a programação do Natal em Rio Branco, que segue até o dia 10 de janeiro. “Milhares de pessoas passam pela Praça todas as noites, e essa é uma grande oportunidade de levar serviços, informações e ações de conscientização em saúde para mais perto da população”, concluiu.
Assista ao vídeo:


















