Categorias: Acre

Polícia Militar do Acre tem comando e staff feminino pela primeira vez na história

Por
Sandra Assunção

Pela primeira vez no Acre, a Polícia Militar é comandada por uma mulher, a coronel Marta Renata Freitas Alves, em mais de cem anos de história da corporação no Estado e o staff dela também é feminino. A Coordenação de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e a Diretoria de Recursos Humanos, são cargos ocupados por duas tenentes coronéis formando a cúpula das poderosas da PM do Acre. As três fizeram carreiras na corporação e são preparadas para os cargos que agora ocupam.


Foto: Cedida

A coronel Marta Renata, que entrou na PM em 2005, assumiu o comando da Polícia Militar do Acre, em dezembro de 2024, diz que liderança não tem gênero. Ela é formada em Letras e em Direito, com pós-graduação em Segurança Pública e Ensino da Língua Portuguesa. Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos de comando, assessoria de comunicação, assessoria jurídica, direção operacional e subcomando até alcançar o cargo maior da instituição na gestão do governador Gladson Cameli.


“As mulheres que chegam ao alto comando da PMAC mostram que liderança não tem gênero e que homens e mulheres constroem juntos uma corporação mais forte e justa. Quando uma mulher assume esse lugar, ela não toma o espaço de ninguém — ela ocupa o espaço que também merece, pelo trabalho e dedicação que entrega todos os dias. É assim, lado a lado, que a PMAC avança e a população acreana ganha. A ascensão feminina na segurança pública representa rompimento de barreiras, reforçando compromisso com profissionalismo, sensibilidade social e humanização do policiamento” pontua a comandante.


Foto: Cedida

 


Coordenação de Polícia Comunitária e Direitos Humanos

Comandando o policiamento do interior e a coordenação de polícia comunitária e direitos humanos, a tenente-coronel Ana Cássia Nogueira Monteiro representa o engajamento da PMAC com políticas integradas de segurança: formação, proximidade com a sociedade, inclusão, e atuação preventiva.


Formada em Administração com especialização em Segurança Pública, ela tem experiência em convênios junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, atuação na Força Nacional, além da condução de batalhões fronteiriços e interioranos, demonstrando preparo institucional e sensibilidade à realidade do interior do Acre.



Diretoria de Recursos Humanos

A tenente-coronel Marcilene Alexandrina Chaves, é formada em Enfermagem e Gestão Pública e pós graduada em Direito Penal e Penal Militar e já foi Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Subdiretora da Diretoria de Saúde, Subdiretora de Planejamento e Controladora Interna da Secretária Municipal de Saúde de Rio Branco. A oficial reforça a perspectiva de gestão e de valorização humana no interior da corporação, agregando visão de saúde, direitos, gestão pública e militar.


A cúpula da PM está no Vale do Juruá

As três oficiais estão em missão no Vale do Juruá. Elas consolidam a presença da cúpula feminina da PMAC em regiões estratégicas do estado, reafirmando que a liderança da corporação é plural, diversa e comprometida com os desafios sociais e de segurança.


Realizaram visita técnica às unidades que compõem o 6º Batalhão, como Rodrigues Alves e Mâncio Lima para diagnosticar estruturas, identificar fragilidades e mapear potencialidades locais.


O objetivo é ampliar o diálogo institucional com a comunidade, reforçando o policiamento comunitário, ações de proximidade, projetos sociais como Guarda Mirim e iniciativas de prevenção e proteção. Também entregaram medalhas aos policiais que completaram 10 anos de serviço e aos militares da Reserva Remunerada, como parte do aniversário de 51 anos do 6° Batalhão da Polícia Militar.


O objetivo do trio é Integrar os diferentes núcleos de comando, RH e coordenação de direitos humanos visando à humanização do policiamento, com valorização e melhoria da qualidade de vida, e à aproximação com a sociedade.


“A presença da comandante-geral, da coordenadora de polícia comunitária/ Comandante do CPI e da Diretora de Recursos Humanos demonstra que a PMAC aposta na representatividade feminina, na gestão com sensibilidade social e na integração institucional como pilares para fortalecer o policiamento no interior. Essa missão institucional não é apenas de supervisão, mas de construção de segurança pública participativa, democrática e de proximidade, sobretudo em uma região que demanda atenção especial, como o Vale do Juruá”, cita a tenente-coronel, Alexandrina, que apresentou à corporação, a programação de cursos a serem realizados em 2026 em Cruzeiro do Sul, voltados aos cuidados com a saúde mental e bem estar no ambiente de trabalho dos militares.



“A Polícia Militar do Acre reforça sua presença e compromisso com a comunidade do Vale do Juruá com essa missão institucional em celebração ao 51º aniversário do 6º Batalhão, responsável pelo policiamento ostensivo na região. Estamos conhecendo de perto as unidades que compõem o Batalhão, avaliando suas fragilidades e potencialidades para consolidar políticas comunitárias e de proximidade”, pontuou a tenente coronel Ana Cássia.


Assista ao vídeo:


Compartilhe
Por
Sandra Assunção