Extra Total

Governo do Acre lança 1º Feirão do Emprego, com ampla oferta de vagas e qualificação profissional

Por
Agência de Notícias do Acre

O governo do Acre lançou, na manhã desta sexta-feira, 5, o 1º Feirão do Emprego e da Empregabilidade, iniciativa que marca o início de um plano estadual estruturado para ampliar a geração de trabalho e renda. O evento, realizado no centro de Rio Branco, reúne órgãos públicos, entidades empresariais e empresas de diversos segmentos, com o objetivo de facilitar o acesso a vagas de emprego, qualificação profissional e serviços de apoio ao cidadão.


Feirão visa ao cadastro e encaminhamento para vagas de emprego. Foto: Diego Gurgel/Secom

Estendendo-se até sábado, 6, a ação é resultado de uma articulação entre o Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), governo federal, Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) e outras instituições do setor produtivo.


Durante a abertura, o governador Gladson Camelí destacou o caráter social e estratégico da iniciativa. “Eu sempre busco cumprir com minhas promessas, principalmente para construir pontes e cuidar das pessoas. Este evento é um exemplo disso, que já considero um sucesso e deve ser replicado Brasil afora, garantindo melhores oportunidades para aqueles que precisam de uma mão estendida”, afirmou. Camelí também destacou a importância da equipe de governo e das parcerias com o setor produtivo para ampliar oportunidades.


“Estamos empenhados em proporcionar cada vez mais autonomia e dignidade para todos os acreanos”, afirmou Camelí. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Todo o sucesso de uma empresa está nas mãos de seus funcionários. E sabendo disso, busquei formar uma equipe unida e empenhada em criar oportunidades para quem sonha com um mundo melhor”, ressaltou o chefe de Estado.


A vice-governadora Mailza Assis, que acompanhou de perto a concepção do projeto, celebrou a mobilização. “Nada dignifica mais nossa família do que o nosso primeiro sonho de jovem, o primeiro emprego, para galgar novas oportunidades na vida. Estamos unidos neste fim de ano para alavancar a vida de mil acreanos que vão passar por aqui”, disse. A gestora reforçou ainda a relevância das vagas destinadas às mulheres, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade.


Vice-governadora Mailza Assis reforçou a importância do evento para uma economia local mais fortificada. Foto: Diego Gurgel/Secom

Mobilização inédita

Com expectativa de atender centenas de trabalhadores, o Feirão concentra oportunidades principalmente nos setores de comércio, serviços, supermercados, bares e restaurantes, indústria e construção civil, segmentos que tradicionalmente ampliam contratações no final do ano.


O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, ressaltou a importância da ação coletiva: “Estamos potencializando o emprego, presenteando a população com dignidade e melhores oportunidades. Também estamos celebrando os 50 anos do Sistema Nacional de Emprego [Sine], que há décadas interliga empresas e profissionais”.


“Estamos potencializando o emprego, presenteando a população com dignidade e melhores oportunidades”, ressaltou Mesquita. Foto: Diego Gurgel/Secom

A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, reforçou o empenho do setor empresarial: “Ficamos felizes em fazer parte dessa louvável iniciativa. Destaco a dedicação das empresas participantes em disponibilizarem vagas que não requerem experiência, com empresários dispostos a inserir mais pessoas no mercado de trabalho”.


Além da captação ativa de vagas junto às empresas, o Feirão oferece serviços como orientações profissionais, acesso a cursos, atendimentos de cidadania, ações voltadas às mulheres, por meio do Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), e atividades de empreendedorismo.


Além da oferta de empregos, o evento também disponibiliza orientações para entrevista de emprego e serviços civis, como emissão de carteira de trabalho. Foto: Diego Gurgel/Secom

Uma das beneficiadas pela ação foi Geuza de Oliveira, que esteve no evento procurando melhor colocação profissional: “Já tenho um serviço, mas estou em busca de novos ares, e essa é uma grande oportunidade. Parabenizo o governo por essa iniciativa, que vai fazer toda a diferença”.


Luan de Oliveira, com 20 anos e recém-saído do ensino médio, foi um das centenas de jovens que passaram pelo Feirão. Com experiências como menor aprendiz, ele busca um emprego formal: “Obrigado ao governador Gladson e todo o governo por essa chance para mim e demais jovens”.


Luan viu no evento uma oportunidade para inserção no mercado de trabalho. Foto: Diego Gurgel/Secom

Continuidade das ações

Encaminhamentos às empresas seguirão até janeiro de 2026, com monitoramento dos resultados. Paralelamente, equipes técnicas farão um diagnóstico das necessidades permanentes de mão de obra, que orientará novas capacitações programadas para o primeiro trimestre de 2026, incluindo oficinas, cursos e palestras voltados às demandas mais recorrentes do mercado local.


A expectativa do governo é que o Feirão seja o ponto de partida de uma política pública contínua e mais robusta de empregabilidade. Com o 1º Feirão do Emprego e da Empregabilidade, o Acre aposta em uma ação integrada que combina oferta de vagas, qualificação profissional, serviços essenciais e incentivo ao empreendedorismo, reforçando o compromisso de promover desenvolvimento econômico e social em todo o estado.


Serviço

O evento continua até o próximo sábado, 6, no estacionamento do Museu dos Povos Acreanos, localizado na Rua Epaminondas Jácome, no centro de Rio Branco, das 8h às 17h.


Compartilhe
Por
Agência de Notícias do Acre