A formatura da quarta turma do curso de Mecânica de Bicicletas do projeto Pedalando Novos Tempos foi realizada nesta quinta-feira, 4, no Centro Socioeducativo Aquiry. A formação é promovida pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj), juntamente com o SENAI/AC e o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC).
Foram certificados nove jovens, em solenidade que contou com a presença de seus familiares, servidores, colaboradores e representantes das instituições envolvidas. O diretor regional do SENAI, João César Dotto, parabenizou os concludentes e exaltou a importância do trabalho coletivo.
“Essa celebração é resultado dessa parceria exitosa com o Poder Judiciário e o Instituto Socioeducativo. Há muita transformação social nessa iniciativa, proporcionando que esses jovens possam ter um futuro mais digno. Destaco que o presidente da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, tem dado total apoio a esse projeto, e sua atuação tem sido fundamental para avançarmos cada vez mais nessa grande ação”, assinalou Dotto.

Foto: Gleilson Miranda – Agência TJAC
O presidente do ISE, Mário César, enalteceu os investimentos educacionais realizados: “Nós oferecemos em torno de 24 cursos profissionalizantes neste ano e temos adolescentes certificados em todas as unidades acreanas”, destacou. Ao final de sua fala, ele entregou uma placa de homenagem à coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Regina Ferrari, pelo seu ‘olhar generoso’ para com os infantes que estão em vulnerabilidade social.

Foto: Gleilson Miranda – Agência TJAC
Além de agradecer a surpresa, a desembargadora comemorou a formatura, enfatizando que as formações tiram da invisibilidade os socioeducandos e contribuem para a pacificação social. “Esse não é apenas o final de um curso, é o início de uma nova jornada para todos os alunos. Tenho certeza de que vocês sairão daqui mais fortes e esperançosos para fazer deste um mundo bem melhor”, declarou.

Foto: Gleilson Miranda – Agência TJAC
O presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira, citou a frase célebre do filósofo estoico Sêneca – a sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade. “Vocês alcançaram mais um degrau e virão muitos outros degraus para que vocês possam efetivamente chegar a uma vida de prosperidade. Então, quando a oportunidade chegar, vocês estarão preparados”, disse.

Foto: Gleilson Miranda – Agência TJAC
Novos sonhos e planos
Encerrando a solenidade, um dos jovens discursou em nome da turma de formandos. Ele agradeceu a oportunidade e também a dedicação dos professores, da equipe técnica e dos agentes socioeducativos. Iniciou falando sobre o plano de abrir uma oficina e sobre a prova do Enem; no entanto, o paradigma de sonhar com o futuro o impulsionou a fazer uma retrospectiva de sentimentos.
“Quando a gente chega aqui, chegamos agitados, com pressa. Aí eles vão conversando com a gente… vamos fazendo cursos e, assim, a gente vai organizando as ideias. Se Deus quiser, a gente vai evoluir e poder prover melhorias para as nossas famílias”, concluiu.
Fonte: Agência TJAC


















