Nacional

Joesley Batista voou para Venezuela para pedir a renúncia de Maduro

Por
Da redação ac24horas

Joesley Batista, coproprietário do vasto império da JBS, viajou até a Venezuela para se reunir com o ditador Nicolás Maduro, segundo informações da agência Bloomberg divulgadas na quarta-feira (3).


Fontes anônimas disseram que o empresário brasileiro visitou o chavista na semana passada com o consentimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a finalidade de convencer Maduro a aceitar a renúncia e amenizar as tensões políticas e militares com Washington.


A conversa entre Joesley e Maduro teria acontecido no dia 23 de novembro, dias depois de Trump ter falado por telefone com o ditador venezuelano. As fontes consultadas destacaram que o brasileiro foi por conta própria ao país vizinho e não foi convidado a ir em nome dos Estados Unidos.


A Bloomberg lembrou que a família Batista possui laços com Caracas há pelo menos uma década e negociou um acordo há uns anos de US$ 2,1 bilhões para o fornecimento de carne bovina e frango à Venezuela, que já enfrentava uma crise com a escassez de alimentos e a hiperinflação.


Essa negociação contou com a mediação do atual ministro do Interior de Maduro, Diosdado Cabello, um aliado linha-dura da ditadura chavista.


GAZETA DO POVO


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas