Foto: arquivo/secom
Estudantes de 24 escolas de ensino médio do Acre irão às urnas, nesta sexta-feira, 5, para escolher os representantes da 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (PJPA), iniciativa que oferece aos alunos a oportunidade de conhecer, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo e de exercer o protagonismo cidadão.
O programa é realizado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio da Escola do Legislativo Deputado Edson Cadaxo (ELA), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE).
A edição deste ano reúne candidatos de 17 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Senador Guiomard e Tarauacá.
A escolha se dá de forma direta pelos estudantes do ensino médio das escolas selecionadas. No caso do Jordão, por exemplo, cinco candidatos disputam o voto da comunidade estudantil da Escola Jairo de Figueiredo Melo.
A vivência em 2026 terá duração de quatro meses, período em que os jovens parlamentares participarão de sessões simuladas, cursos de formação, oficinas e debates, tudo sob orientação da Escola do Legislativo. Estudantes de municípios distantes, como Jordão, são trazidos a Rio Branco pela SEE, com hospedagem e alimentação garantidas, assegurando igualdade de participação.