Blog do Crica

PSOL/Rede definiram que vão ter candidato ao Senado

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

A eleição do próximo ano deverá ter um número recorde de candidatos ao Senado. A federação PSOL\REDE vai ter disputando uma das duas vagas de senador uma candidatura própria, o professor Inácio Moreira; e para a segunda vaga apoiará Jorge Viana (PT). Inácio é professor e experiente de outras campanhas políticas. Com a sua candidatura teremos no próximo ano um recorde de nomes disputando as duas vagas que estarão abertas para o Senado. Nomes confirmados para a disputa: Gladson Cameli (PP), Jorge Viana (PT), Inácio Moreira (PSOL\REDE), Márcio Bittar (PL), Mara Rocha (Republicanos), Eduardo Veloso (UB) e Jéssica Sales (MDB). O fato deixa o eleitor com maiores opções para a escolha dos seus dois candidatos.


CANDIDATURA CONFIRMADA


A ex-prefeita Fernanda Hassem (PP) confirmou ontem ao BLOG que a sua candidatura a deputada federal é fato decidido. Não vê nenhum problema de ter a sua nora Vanda Milani (PSDB), também, disputando uma vaga na Câmara Federal. Fernanda lembrou que, antes de ser casada com o médico Israel Milani (filho de Vanda), ela já estava na política, tendo deixado a prefeitura de Brasiléia, como uma prefeita bem avaliada.


CADA UMA PARA SEU LADO


Fernanda Hassem (PP) diz manter uma relação de respeito e amizade com Vanda Milani (PSDB), e que isso não será quebrado na campanha. Será cada uma para seu lado pedindo votos.


PERDE DE CARA


Com a candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) a governador, o senador Márcio Bittar (PL), perderá o apoio do governo; que terá na eleição dois candidatos a senador e Mailza Assis(PP) de candidata a governadora. Lembrar que a eleição para o Senado não tem segundo turno. O jogo é de mata-mata.


NÃO É VERDADE


É falso o boato que circulava ontem de que o julgamento do governador Gladson Cameli pelo STJ, no dia 17, tinha sido transferido novamente. Até aqui não há movimentação neste sentido. Mas, não duvido que possa ocorrer.


FORA DA BRIGA


O ex-prefeito do Bujari, Michel Marques, não será mais candidato a deputado federal, fechou acordo para apoiar o deputado José Adriano (PP), na sua reeleição. Adriano está montando um bom time para 2026.


NÃO PODE COBRAR


Muitos membros do MDB queriam ver o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) como candidato majoritário e não buscando um mandato de deputado estadual. O MDB não pode cobrar este sacrifício. O Marcus precisa de um mandato para se firmar no cenário político. A ALEAC lhe dará boa visibilidade.


NÃO RESOLVE NADA


Deputados estaduais foram em bloco para o encontro de final de ano da UNALE, uma associação que congrega os parlamentos dos estados. Na verdade, será uma viagem de turismo, com discursos vazios, nada de prático, como sempre foi este tipo de convescote.


SEM POLEMIZAR


O ex-governador Jorge Viana (PT) acerta ao não entrar num debate ideológico com o bolsonarismo. Jorge não tem votos apenas da esquerda, mas, também, de setores conservadores. E sua ação na APEX o aproximou muito dos empresários do agronegócio. E, o fato de serem duas vagas em disputa lhe favorece.


PANCADA GRANDE


O instituto de pesquisa Atlas mostrou ontem o presidente Lula (PT) dando uma pancada forte na preferência popular, no principal nome que disputará a presidência pela direita: Lula apareceu com 48,4% e Tarcísio de Freitas com 32,5% dos votos.


NÃO VEJO ESPAÇO


Claro ser cedo para termos o cenário definitivo das composições das chapas para o Senado, mas pelo que tenho acompanhado não vejo espaço para o deputado federal Eduardo Veloso (UB) na chapa da candidata Mailza Assis (PP).


BEM ENCAMINHADO


O BLOG tem informação de que estão bem encaminhadas as conversas pelas quais a médica Jéssica Sales (MDB) será candidata por uma das duas vagas na chapa da candidata Mailza Assis (PP). A outra vaga é do Gladson.


“GOSTO DELE”


O comentário acima sobre o presidente Lula, que está na mídia nacional e internacional, foi feito ontem, pelo presidente dos EUA, Trump, depois do telefonema entre ambos. Esse “gosto dele” dito pelo Trump em relação à Lula, deve ter deixado os irmãos bolsonaros e seguidores desnorteados. Trump é pragmático, na base do Rei morto, Rei posto. Bolsonaro não reina mais.


TIRO NO PÉ


A estratégia de que com a pressão de Trump o ex-presidente Bolsonaro não seria condenado e poderia ser candidato em 2026, ruiu. E Trump ainda fez as pazes com o Lula. Bolsonaro ficou no passado político.


PASSO LONGE


Dessa briga pública entre a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) e seu marido e deputado federal Silas Câmara (Republicanos), eu passo longe. Não opino sobre confusão familiar, cada um cuide da sua vida.


FORA DA RIBALTA


O PDT deve aparecer na foto de 2026, muito mais fraco do que foi em eleições anteriores. Perdeu o protagonismo. Vai para a eleição sem dois deputados, Michelle Melo e Pedro Longo, que irão para outros partidos.


ROSÁRIO DE PROBLEMAS


A cada semana aparece mais uma notícia negativa com ações do MP sobre a sua passagem pela prefeitura de Sena Madureira; criando uma série de problemas jurídicos para o ex- prefeito Mazinho Serafim. Até aqui não há nada que impeça sua candidatura a deputado federal, mas terá ainda mais complicações nos tribunais.


A NÃO SER QUE MELHORE


Pelos nomes que estão sendo ventilados como candidatos a deputado federal pela federação PT-PV-PCdoB; não será fácil abiscoitar uma vaga para a Câmara Federal.


FRASE MARCANTE


“A boca é um órgão que será tanto mais de confiança quanto mais silencioso se mantiver.” José Saramago.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge