Assessoria do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, preparam uma série de agendas positivas para este mês. Querem mostrar um Bocalom mais comunicativo, sorridente e menos político. A ideia é mostrar o lado humano do prefeito, que vai passar diariamente na praça ao lado da esposa para curtir as luzes de Natal.
Sem agenda
Por outro lado, a assessoria do governador Gladson ainda não divulgou como serão suas agendas no período natalino. Mas com Gladson não precisa de protocolo. Ele aparece do nada e faz a festa.
Fiscais de urnas
A um ano das eleições, equipe do senador Alan Rick já começa a selecionar e treinar os mais de 300 fiscais de urnas. A preocupação da coordenação de campanha é esclarecer o que é ou não proibido. Pelo que se apurou, o time vai trabalhar na base do 0800, com direito apenas a um reforçado lanche no dia D.
Diáspora jovem
Expica-se aí, pelo estudo do CLP, o porquê de tantos jovens (porém, infelizmente, não só jovens) seguem rumando do Acre para outros Estados: o Acre é simplesmente o último no ranking nacional de inserção de jovens no sistema econômico. Uma vergonha…
Turismo
Com mais de 20 instituições reunidas, o Acre tenta alinhar diretrizes para 2026, mas ainda enfrenta o desafio de transformar planejamento em infraestrutura real. O setor depende da rota ao Pacífico para ganhar tração.
Emprego
Alô, Sine: o Feirão do Emprego oferta mais de mil vagas em Rio Branco, mas expõe a dependência do Acre de mutirões para suprir demandas básicas de contratação. A política permanente de trabalho ainda avança lentamente.
Deflação
Rio Branco é a segunda capital do país com menor inflação. Só perde para Goiânia. Energia elétrica e combustíveis foram os maiores responsáveis por esse desempenho durante todo o ano.
Meu lugar
O diagnóstico foi feito pela Faculdade de Economia da Ufac, por meio do projeto “Monitoramento do IPCA Rio Branco 2025”. O orientador do estudo, Rubicleis Gomes da Silva, teve dados do IBGE como referência. “Normalmente, os dados publicados pelo IBGE nacionalmente tratam da inflação no país inteiro. Eu quero saber como está a inflação no meu lugar, onde eu vivo”, afirmou. Esse foi o mote do estudo.
Ipea/AC
A postura do professor Rubicleis sugere um voo mais ousado. Está passando da hora de o Acre ter o seu “Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas”. Sempre se lê nos grandes portais, “de acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas da USP…” Pois é! Está na hora de termos algo semelhante no Acre.
Cenário
O cenário de integração com Peru/Ásia, os projetos rodoviários de integração regional, ZPE, Porto Seco, tudo isso vai exigir diagnósticos mais precisos. E a nossa escola de Economia da Ufac poderia ser um instrumento estratégico.
Alerta
Fica o alerta para que o Governo do Acre atente para isto. Bancada federal também precisa ajudar. Muito melhor do que criar “Universidade Federal do Juruá”, viu, Petecão?!
Espera
No Acre, segundo levantamento do R7, 37% dos homens diagnosticados com câncer de próstata esperam mais de dois meses para começar o tratamento — porque, claro, a lei dos 60 dias deve ter virado sugestão. Enquanto isso, a fila anda devagar, mas o tumor não.
Próstata
Amapá, Tocantins e Alagoas lideram o ranking da demora, mas o Acre segue firme no pelotão da procrastinação oncológica. O SUS promete agilidade, programas, expansão… só esqueceu de entregar o básico: começar o tratamento antes que seja tarde.
Natal
Cruzeiro do Sul prepara decoração natalina e promete novidade na tradicional árvore, mantendo o apelo afetivo. A gestão aposta no simbolismo das festas para reforçar presença e aprovação popular.
Multimídia
A regulamentação da profissão, cujo PL teve relatoria de Alan Rick, chega em boa hora, mas expõe a disputa silenciosa entre carreiras tradicionais e digitais. O setor busca reconhecimento, enquanto o mercado tenta adaptar fronteiras cada vez mais fluídas.
Eleições
A primeira eleição de juízes de paz do Brasil coloca o Acre como laboratório democrático, mas também testa a capacidade institucional do TJAC e do TRE-AC em organizar um processo inédito para o país.
Cidadania
O voto facultativo nas eleições de juízes de paz coloca à prova a disposição do eleitor acreano em participar de escolhas comunitárias. A adesão será termômetro de confiança no sistema de Justiça local.
Capacitação
Com cursos de Senai, Senac e Ieptec integrados ao feirão, o estado tenta acelerar a qualificação para sustentar o ritmo da economia. O desafio é manter continuidade após o mutirão e evitar ações apenas pontuais.
Ainda
Ainda repercute a entrevista do ex-presidente da Agência de Negócios do Acre e ex-presidente da Peixes da Amazônia, Inácio Moreira, no site ac24agro. Uns se incomodaram, outros falando do que não foi dito. A Peixes da Amazônia foi a ideia certa executada da forma mais atrapalhada possível.
“Defesa”
Não há “defesa” possível. Quem ousar defender os métodos aplicados ali vai se estrupiar nos fatos. Todas as cenas do projeto desautorizam qualquer defesa.

