Menu

Governo e lideranças de Rio Branco articulam mobilização para o Feirão do Emprego

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre, por meio da Vice-Governadoria e da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), reuniu nesta quarta-feira, 3, líderes comunitários de várias regionais de Rio Branco para organizar a mobilização dos bairros em torno do Feirão do Emprego e da Empregabilidade, que ocorre nesta sexta, 5, e sábado, 6, no Museu dos Povos Acreanos. A ação deve ofertar mais de mil oportunidades de trabalho.


Representantes de dez bairros, acompanhados pelo presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb), Jorge Wenderson, participaram de uma visita técnica ao espaço onde o evento será realizado. A comitiva esteve ao lado de gestores estaduais para conhecer a estrutura e entender como funcionará o atendimento ao público. Logo depois, o grupo se encontrou com a vice-governadora Mailza Assis, que reforçou a importância da participação das comunidades na convocação dos trabalhadores.

Anúncio


Lideranças das regionais Bosque, Vitória, Aviário, Placas, Cidade Nova, Tucumã, Vila da Amizade e Triângulo Velho receberam informações detalhadas sobre o fluxo de atendimento e os serviços disponíveis. Com isso, cada representante será responsável por articular a divulgação do Feirão em seus bairros, fortalecendo a proposta de uma ação conjunta entre Estado e sociedade.


Mailza destacou que a presença ativa das associações de moradores ajuda a levar as oportunidades a quem mais precisa. “Os líderes comunitários estão na linha de frente, em contato direto com as famílias. Essa mobilização vai ampliar o acesso às vagas, orientações e atendimentos. Estamos avaliando, inclusive, oferecer teste vocacional para ajudar as pessoas a encontrarem áreas nas quais possam trabalhar com mais satisfação”, afirmou.


O Feirão reunirá vários órgãos estaduais e municipais, empresas contratantes e instituições de ensino e capacitação. Entre os serviços ofertados estarão emissão de Carteira de Trabalho, Seguro-Desemprego, elaboração de currículos, atendimentos do Sine, OCA Móvel, Ônibus Lilás, serviços de saúde, formalização de MEIs e inscrições em cursos do Senai, Senac, Ieptec e Polo Digital.



O secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita, ressaltou que a integração entre as entidades é essencial para alcançar o maior número de trabalhadores. “A participação das lideranças fortalece toda a ação. Eles são parceiros fundamentais para aproximar as oportunidades das famílias”, afirmou.


Para o presidente da Umamrb, a iniciativa chega em boa hora. “Sabemos das dificuldades das comunidades, especialmente com a falta de emprego. Assim que recebemos o convite, mobilizamos todas as regionais. Temos certeza de que o Feirão será um sucesso”, disse Wenderson.


Com o aumento das contratações típicas de fim de ano e o cenário de crescimento econômico no estado, o Feirão se consolida como uma estratégia importante para gerar renda, facilitar o acesso a serviços públicos e aproximar trabalhadores das vagas disponíveis na capital.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido