A Prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou, nesta terça-feira, 2, uma ação voltada aos pescadores beneficiários do seguro-defeso, garantindo a atualização e o acesso ao Cadastro Único, requisito agora obrigatório pelo Governo Federal para a continuidade do benefício. A iniciativa é uma parceria firmada entre a gestão municipal e o Sindicato dos Pescadores, permitindo que o atendimento seja realizado diretamente no sindicato, para facilitar o acesso da comunidade.
O atendimento seguirá durante toda a semana na sede do Sindicato, sempre das 8h ao meio-dia. A estratégia é descentralizar o serviço e permitir que os pescadores possam regularizar sua situação sem precisar se deslocar até outros pontos da cidade. Para realizar o cadastro, os pescadores devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e toda a documentação pessoal dos moradores da residência, além do próprio CPF e dados familiares.
Segundo Rosa Lima, coordenadora do programa Bolsa Família e Cadastro Único, a ação surgiu a partir da orientação federal sobre a obrigatoriedade do cadastro para os beneficiários do seguro-defeso. Ela destacou que a parceria busca garantir agilidade e comodidade aos trabalhadores da pesca.
“Nós recebemos, durante este mês, a notícia de que o Cadastro Único passa a ser necessário também para quem recebe o seguro-defeso. Por isso, junto com a Secretaria de Assistência Social e o prefeito Zequinha Lima, firmamos essa parceria com o sindicato para levar o atendimento até eles. Em Cruzeiro do Sul, quase 7 mil pescadores recebem o seguro-defeso, então a maioria que ainda não tem o cadastro precisa verificar essa situação”, explicou.