A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta segunda-feira (1º de dezembro) a Abertura da Campanha do Dia Mundial de Luta contra o HIV/AIDS, com uma grande mobilização na Organização em Centros de Atendimento (OCA), das 8h às 12h. A ação marca o início do Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção, ao cuidado e ao combate ao estigma relacionado ao HIV e foi acompanhado de perto pela reportagem do ac24horas Play.
Durante o evento, a população terá acesso a diversos serviços de saúde, incluindo testagem rápida para HIV, orientações sobre prevenção combinada, distribuição de preservativos masculinos e femininos, auto testes para uso domiciliar, além de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, vacinação e práticas integrativas, como aromaterapia.

Foto: David Medeiros
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Rio Branco registrou 202 novos casos de HIV em 2024 e 152 casos até outubro de 2025. Embora os números indiquem uma discreta redução, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de estratégias contínuas de prevenção e diagnóstico precoce, com atenção especial à transmissão sexual e à prevenção da transmissão vertical (da mãe para o bebê).

Foto: David Medeiros
Prevenção e conscientização
Segundo Analdemyra Moreira, chefe da Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis, o evento é uma oportunidade para fortalecer a prevenção e ampliar o acesso aos serviços. “Temos insumos de prevenção, preservativos masculinos e femininos e auto testes para que as pessoas façam em casa. Caso o resultado seja positivo, é fundamental procurar uma unidade de saúde para confirmação com teste rápido”, explicou.


















