O TCE do Acre estendeu para 26 de dezembro o prazo de envio das remessas contábeis e financeiras do 5º bimestre, garantindo mais tempo aos gestores para regularizar os dados e evitar inconsistências.
O escritor Toinho Alves volta à cena com um curso sobre Florestania. É uma conversa feita pela internet, de 8 a 12 de dezembro, das 19 às 20h30min. O curso chama-se “Conversas de Florestania”. O argumento para ressurgir com esse debate é um suposto interesse sobre o tema, renascido entre antigos parceiros. O Toinho nem sabe, mas ele acaba sendo uma mosca.
É claro que Jorge Viana jamais vai admitir. Mas esse tipo de debate, renascido das cinzas, é tudo o que o neófito do agronegócio não quer nem ouvir falar. Justo agora que o Jorge está tão amiguinho do agro!
A revista Placar informou que o atacante Pedro, que se recupera de lesão muscular na coxa esquerda, ainda não está garantido na partida contra Palmeiras, neste sábado, pela decisão da Libertadores. Mesmo assim foi relacionado pelo treinador.
Pombo-correio passando na mesa do redator para fuxicar. Sem querer criar um clima, conta o Pombo que dia desses levou um recado para a vice-governadora, que saiu do gabinete do prefeito de Rio Branco com a seguinte mensagem: “gostaria de tê-la como vice na minha chapa”. Aí, ao ver a mensagem do Boca, Mailza devolveu pelo mesmo pombo: “aceito conversar, mas só se você aceitar ser meu vice”.
O Acre integrou a formação do Programa Quelônios da Amazônia, reunindo Funai e Ibama para padronizar protocolos de manejo e monitoramento em nove estados, fortalecendo iniciativas indígenas.
O Programa Quelônios da Amazônia completou 46 anos promovendo conservação de espécies e inclusão comunitária, estimulando uso sustentável e proteção de processos ecológicos essenciais, inclusive no Acre.
Servidores da Funai participaram em Aveiro (PA) de curso técnico sobre identificação de ninhos, biometria e manejo de quelônios, como parte do ACT firmado com o Ibama desde 2020.
Enquanto isso, moradores do ramal Bom Jesus demonstram insatisfação com a demora dos ônibus. A situação se agravou após a mudança de rota, que agora passa pelo ramal do Canil, aumentando ainda mais o tempo de espera nos horários de pico. A RBTrans tem que tomar providências para melhorar o serviço.
O governo federal apresentou a lista de 19 aeroportos que entrarão na concessão do AmpliAR, incluindo unidades na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com contratos de 30 anos.
A PF deflagrou a Operação Avohai, cumprindo mandados também no Acre contra fraude em benefícios sociais, após a descoberta de documentos falsos usados para obtenção irregular do BPC.
A Receita Federal e a Anatel fizeram operação em Rio Branco para reprimir venda de eletrônicos falsificados, apreendendo mais de 60 volumes, selos falsos e dezenas de celulares irregulares.
O Acre intensificou a vigilância epidemiológica em unidades de saúde, com monitoramento de viajantes e notificação imediata ao Sinan de casos suspeitos de coqueluche e outras doenças.
Nos dias 2 e 3 de dezembro, acontece a XXV Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Resex Chico Mendes. São nesses encontros que se evitam problemas iguais à Operação Suçuarana. Negligenciar esses debates é o que torna possíveis situações iguais a que se registrou em junho deste ano.
Há aspectos técnicos (como a posse de novos conselheiros para mandato até 2027) a serem formalizados. Mas a expectativa é de que seja uma reunião tensa. A rediscussão sobre o Plano de Ação da Resex deve exigir muito da presidência do Conselho. É preciso calma.
A abertura de 491 novos mercados rendeu à balança comercial brasileira a nada modesta quantia de US$ 3 bilhões. E a expectativa é de que rendam mais US$ 3,8 bilhões anualmente no curto prazo. Os dados são da ApexBrasil, gerenciada pelo ex-governador do Acre, Jorge Viana.
Não tem jeito. Ao menos pelos próximos 20, 25 anos, se o clima deixar, o Brasil vai ser o “Fazendão do Mundo”.