Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O presidente do Partido dos Trabalhadores no Acre, vereador André Kamai (PT), afirmou nesta sexta-feira, 28, durante entrevista no Sebrae, que a visita do presidente nacional da sigla, Edinho Silva, reforça a reorganização interna do partido e fortalece o diálogo entre as lideranças estaduais e a direção nacional.
Kamai destacou que Edinho tem cumprido uma agenda em todos os estados do país, aproximando a direção nacional das bases e conhecendo a realidade política de cada região. Para o vereador, esse movimento tem contribuído para “um novo momento do PT”.
“É uma satisfação enorme, um prazer, uma felicidade poder receber aqui o Edinho. Ele é um quadro extraordinário do PT — foi prefeito, vereador, ministro de Estado e hoje preside nosso partido. Está criando um novo momento ao estar próximo das direções. Viajou todos os estados, entendendo cada lugar, entendendo a dinâmica de cada território, e isso certamente vai nos ajudar a nos fortalecer na luta aqui”, afirmou.
Kamai destacou que a plenária realizada em Rio Branco permitiu compartilhar com Edinho os objetivos do PT acreano e ouvir as expectativas da direção nacional para 2026. “Estamos extremamente felizes e agradecidos pela vinda generosa do Edinho e de outros dirigentes para esse momento tão especial”, acrescentou.
Questionado sobre a preparação das chapas para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e para a Câmara dos Deputados, Kamai afirmou que o partido já iniciou as conversas internas e que todos os filiados estão sendo convocados a participar da disputa eleitoral.
“Estamos convidando todos os quadros do PT para fazer essa disputa. É o momento de todo mundo se colocar à disposição, fazer o debate com a sociedade. Algumas pessoas já aceitaram o desafio. Já temos nomes para a chapa de estadual e também para a de federal”, disse.
O dirigente ressaltou que a federação composta por PT, PCdoB e PV continuará unida na formação das chapas proporcionais e que aliados também participarão da construção da disputa majoritária. “Vamos construir, certamente, a melhor chapa possível, com apoio dos aliados que estarão conosco nas campanhas do Jorge e do Dantas”, afirmou.
André Kamai também confirmou que o PT trabalha para consolidar uma aliança com o PSB no Acre para a disputa ao governo em 2026. Segundo ele, as conversas entre as duas siglas já estão avançadas.
“Como disse o nosso presidente, é isso que estamos construindo. Já conversamos com o PSB e queremos consolidar essa aliança para que tenhamos um candidato ao governo. Estamos alinhados com a posição de apoio ao doutor Dantas”, declarou.
O presidente estadual reafirmou ainda que o PT pretende apresentar o ex-governador Jorge Viana como candidato ao Senado. “Estamos apresentando o companheiro Jorge Viana para ser o nosso candidato ao Senado da República”, declarou.