Menu

PF investiga esquema de fraude em empréstimos consignados em RO e SP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26), a Operação Espelho de Papel para investigar um esquema de fraudes em empréstimos consignados que atuava em Rondônia e São Paulo. Os suspeitos se passavam por servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Cacoal (RO) para ter acesso indevido a linhas de crédito.

O prejuízo estimado ultrapassa R$ 1,2 milhão, valor correspondente aos bens que foram sequestrados durante a operação. Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Velho, Cacoal e Vilhena, em Rondônia, além de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Anúncio

As investigações tiveram início após o próprio SAAE identificar irregularidades em nove contratos de empréstimos realizados entre setembro e novembro de 2022. Entre os problemas constatados estavam o uso de documentos falsos e a utilização de nomes de pessoas que não integravam o quadro de servidores da autarquia.

De acordo com a Polícia Federal, com os documentos adulterados, os investigados conseguiam liberar margem consignável — limite para empréstimos com desconto direto em folha. Em seguida, os financiamentos eram contratados em agências da Caixa Econômica Federal no Distrito Federal, apesar de os envolvidos residirem em Rondônia.

O SAAE informou que a autarquia não está diretamente envolvida nas fraudes, mas que a investigação apura a participação de servidores comissionados que passaram pelo órgão no período analisado.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.