Na noite desta quarta-feira, 26, o Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) recebeu o lançamento do livro “Orleir Cameli, Um Homem à Frente do Seu Tempo”. O evento, marcado por forte emoção e recordações, reuniu diversas autoridades que prestigiaram a obra em homenagem ao ex-governador acreano, que comandou o Estado na década de 1990.
O governador Gladson Cameli falou sobre a importância do momento e destacou o legado do tio. “Muito feliz, satisfeito, alegre. Isso tudo reflete na história do Estado, que tem que ser relembrada para os nossos jovens, para que saibam o que o Acre vivenciou, quem foram seus líderes políticos, como meu tio foi, assim como todas as famílias que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Estado.”

Foto: Sérgio Vale
Gladson afirmou ainda que Orleir é uma referência de vida. “Com toda certeza. Eu me espelho muito nele e sou muito grato. Inclusive, estou na política através do legado do trabalho que ele deixou”, disse.
O secretário da Saneacre, ex-deputado estadual José Bestene, também destacou sua relação histórica com Orleir Cameli. “Minha relação com o saudoso governador vem desde a época em que ele era empresário e eu era gerente de banco. Nos aproximamos em Cruzeiro do Sul, depois em São Paulo, onde ele vendia borracha e eu fazia as transações com a Pirelli e a Fares. Antes disso, fizemos uma viagem ao Peru, onde ele conheceu a Beth e se casou. O que mais me impressionava era que, apesar de às vezes parecer um homem rude, tinha um coração enorme. Era extremamente humanitário. Presenciei várias vezes ele ajudando famílias pobres, pessoas doentes. Ele era uma pessoa muito boa. E a Beth, uma mulher estudiosa, merece todo reconhecimento por essa biografia que apresenta ao público a história de Orleir Cameli.”

Foto: Sérgio Vale
A viúva, Beatriz Cameli, falou emocionada sobre o momento de ver leitores na fila para receber o autógrafo no livro escrito por ela. “Este é um momento memorável. Eu não esperava tanto carinho, tanta aceitação nesse lançamento da obra sobre Orleir Cameli. Valeu a pena esperar, escrever bem, por muito tempo, e agora estou colhendo os frutos. Essa obra não me pertence mais, agora é do povo. É um legado que todos terão acesso. O que as pessoas podem esperar dessa biografia? Muita surpresa, muito conhecimento, muita realidade, verdades. Espero que fiquem satisfeitas com as informações”, declarou.
Fotos de Sérgio Vale:


















