Menu

Superintendência do Trabalho e FIEAC realizam Encontro de Negociação Coletiva

Encontro acontece em 27 de novembro para discutir soluções aos desafios das relações de trabalho
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Superintendência Regional do Trabalho no Acre – SRTb/AC promove nesta quinta-feira, 27 de novembro, das 8h30 às 11h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), localizado à Av. Ceará – nº 3727 – 7º BEC (ao lado da Agroboi), o Encontro Estadual de Negociação Coletiva, com a presença de representantes de trabalhadores, empresários e autoridades.

O evento, realizado em parceria com a FIEAC e com a Central Única de Trabalhadores no Acre, integra as atividades da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva, organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), entre os dias 24 de novembro e 28 de novembro, em comemoração à ratificação pelo Brasil da Convenção nº 98 da Organização Internacional do Trabalho – OIT, que trata do direito de Sindicalização e de Negociação Coletiva.

Anúncio

O objetivo da iniciativa é estabelecer o diálogo e a reflexão sobre os desafios e perspectivas relacionados à negociação coletiva, fortalecendo as relações no ambiente de trabalho. Para o superintendente Regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lani de Abreu, a proposta é ampliar o diálogo social e fortalecer práticas que favoreçam a convivência no mundo laboral: “O diálogo social é a maneira mais democrática para evitar a judicialização de conflitos e conseguir uma resposta mais célere a determinadas reivindicações da classe trabalhadora”, declarou.

Durante a reunião, serão abordados temas como segurança e saúde nos espaços de trabalho, transição justa para empregos sustentáveis e programas de formação profissional. Além desses pontos, a iniciativa pretende mostrar como a negociação coletiva pode servir de ferramenta para proteger os empregados diante das mudanças econômicas e tecnológicas.

Uma das possibilidades de negociação coletiva é a mediação coletiva, forma de composição voluntária para resolução de conflito trabalhista entre entidades sindicais ou entre entidades sindicais e empresas, disponível quando as possibilidades de entendimento direto entre os envolvidos no conflito se esgotam, sendo necessária a participação de um terceiro, imparcial e sem interesse direto na demanda, para auxiliá-los na resolução.

As solicitações de mediações à Superintendência Regional do Trabalho no Acre podem ser feitas através do Sistema Mediador, gerando o Requerimento de Solicitação de Mediação: http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

O evento desta quinta-feira terá como palestrantes Leonardo Lani de Abreu, Superintendente Regional do Trabalho no Acre; Suzy Cristiny, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Estado do Acre e José Adriano, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC). Mais informações: 3212-3300.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.