Os compromissos do primeiro voto para o Senado nas chapas dos candidatos a governador, na eleição do próximo ano, estão firmados. Na chapa da candidata Mailza Assis (PP) o candidato confirmado, é o Gladson Cameli. Na chapa do senador Alan Rick (Republicanos) a Mara Rocha será a candidata a senadora. O Márcio Bittar (PL) disputará a reeleição para senador na chapa do prefeito Bocalom. O candidato Thor Dantas (PSB) terá no seu palanque Jorge Viana (PT). Brigam pelas indicações às segundas vagas na chapa de Mailza o deputado federal Eduardo Veloso(UB) e o senador Sérgio Petecão (PSD). Alan Rick e Bocalom não terão um segundo nome nas suas chapas. São essas as figuras que vão brigar nas urnas pelas duas vagas de senador. A urna dará a última palavra.
DUPLA QUE DEU CERTO
O governador Gladson anunciou o chamamento dos quase 3 mil aprovados no concurso da Educação, que começarão o ano letivo de 2026 trabalhando. Ninguém fez um concurso de tal porte, gerando tantos empregos num estado pobre como o Acre. Deve-se registrar que a escolha do Aberson Carvalho para seu secretário de Educação, foi um acerto.
ISSO VAI DAR UM ROLO
O que mais se comenta é um parlamentar ter criado uma empresa, colocado sua secretária no comando, para abrigar as suas emendas parlamentares. Se for verdade, dará BO.
SE COMPROVADO……
Outro boato é que tem deputado fazendo acordos com institutos particulares de saúde, para realizar atendimentos públicos nas mais diversas áreas, e promover o político para ajudar na reeleição, sendo tudo bancado por meio de suas emendas. O que mais se vê são atendimentos nos bairros, municípios, dentro desse modelo. Repito, a se comprovar essa simbiose, também, vai dar BO.
NÃO TEM COMO CONTER
O senador Márcio Bittar (PL) disse ao BLOG que nunca impôs o nome do prefeito Tião Bocalom como candidato ao governo; e o que sempre defendeu foi uma candidatura única do grupo que esteve junto na eleição para a prefeitura da capital. Mas ressalva que não tem como chegar agora ao Bocalom e dizer que ele não pode tentar viabilizar sua candidatura, mesmo que a prioridade do PL seja eleger um senador.
ANDAR DE CIMA
Conversei ontem brevemente com alguém do andar superior ao dos secretários estaduais, e escutei que não existe cenário com a Mailza fora da disputa do governo. “É um direito dela e terá meu apoio”, comentou.
NÃO LIGA PARA PESQUISAS
Outra notícia sobre a sucessão estadual é a de que o prefeito Tião Bocalom, já teria comunicado aos seus secretários que será candidato ao governo. Conheço um pouco o Boca; quando toma uma decisão ninguém consegue lhe demover. Não serão pesquisas que o farão recuar.
COLADOS NA MAILZA
O deputado federal Eduardo Veloso (UB) e o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicanos), andam colados na vice-governadora Mailza, sempre presentes nas reuniões que ela promove nos bairros. Ambos desceram em Xapuri do avião que levou a Mailza até o município para a inauguração da ponte da Sibéria. Tá causando ciúmes políticos. Tenho escutado reclamações da base do governo nas áreas estadual e federal.
OUTRO QUERIDINHO
Outro que está com uma forte estrutura de apoio de figuras importantes do governo, é o médico pernambucano Fábio Rueda, candidato a deputado federal. O cabo-eleitoral Barãozinho, de Porto Acre, que apoiará o Rueda, por coincidência ou não, acaba de ganhar um cargo de confiança no governo. O Rueda não tem bases, grupos, votos, mas isso não impede que seja um dos queridinhos do governo para federal. O motivo, só Deus e as paredes sabem.
NÃO TEM O QUE ACRESCENTAR
Como não brigo com a notícia, comenta-se que o presidente do PODEMOS, Ney Amorim, com dificuldade de formar chapa para disputar um mandato de deputado federal, anda querendo ser o vice na chapa da vice-governadora Mailza. Só que, seu partido, sem presença na maioria dos municípios, não teria o que oferecer em votos como vice.
FEZ POR ONDE
O presidente da ALEAC, deputado Nicolau Júnior (PP), fez por onde ser um dos políticos em quem mais o governador Gladson Cameli confia: comandou a base do governo na aprovação de todos os projetos enviados pelo governo.
NÃO DISCUTO GOSTO
Não estou colocando em discussão a posição ideológica do governador Gladson, a avaliação do seu governo, quem gosta ou não gosta dele, mas é sim dono de um carisma muito grande junto à população. Sua chegada em Xapuri para inaugurar a ponte da Sibéria, foi como a chegada de um Pop Star; pessoas se aglomeravam para lhe cumprimentar e tirar fotos.
“MUITO SIMPLES”
“Não existe no governo nenhum veto a um apoio à reeleição do senador Márcio Bittar; depende só dele, basta declarar que apoiará a Mailza para governadora. É muito simples”. Comentário que veio do andar de cima do primeiro escalão do governo Cameli.
PÁGINA VIRADA
Eu entendo a lealdade de aliados do ex-presidente Bolsonaro, acho elogiável; mas na política nada é eterno, o Bolsonaro acabou para o jogo eleitoral, começou a cumprir pena de 27 anos e está inelegível. Precisam compreender ser o ex-presidente uma página virada na política nacional. Não tem mais volta, o jogo está jogado.
FALTA ANUNCIAR
Não creio em reviravolta na aliança entre o MDB e a vice-governadora Mailza Assis. A data do casamento só falta ser anunciada. Também, creio que a médica Jéssica Sales (MDB) será a vice da sua chapa. É uma vice que tem votos pessoais e querida no Juruá.
QUESTÃO DE LEALDADE
Caso se confirme a candidatura do prefeito Tião Bocalom ao governo, é fato certo de que o senador Márcio Bittar (PL) estará no seu palanque.
QUALIFICA O DEBATE
Não será uma missão fácil derrotar candidaturas montadas em máquinas públicas, com estruturas de apoio fortes, mas de uma coisa tenho certeza: a candidatura do médico Thor Dantas (PSB) nos debates eleitorais, engrandecerá a disputa do governo, por ser um quadro qualificado.
MUITO ÉTICO
Muita gente especula se o vice-prefeito Alysson Bestene (PP) entrará de cabeça na campanha do prefeito Tião Bocalom ao governo, caso seja mesmo candidato. Conheço o Alysson de muito tempo, é um político ético, não acredito nem um pouco que abandonaria o Bocalom só na eleição.
FESTA DAS MULHERES
O senador Sérgio Petecão (PSD) fará no próximo sábado uma reunião no auditório do SESC, com mulheres dos movimentos do partido, vindas de todos os municípios. E terminará com uma churrascada e festa na fazenda Boi Cagão. Não menosprezem a candidatura do Petecão…….
SEXO DOS ANJOS
O quadro da disputa do governo em 2026 está formado e terá Alan Rick (Republicanos), Mailza Assis (PP), Tião Bocalom (PL), Thor Dantas (PSB); o resto é discutir o sexo dos anjos.
TIRO DE FESTIM
Falar em aprovar uma anistia política no Congresso para livrar o ex-presidente Bolsonaro e o seu grupo da cadeia, é dar um tiro de festim. O STF já se pronunciou que derrubará a decisão, por ser inconstitucional.
PRIMEIRO A LEVANTAR A VOZ
O primeiro deputado a levantar a voz na defesa da candidatura de Mailza Assis ao governo, foi o deputado Pedro Longo (PDT). As outras adesões vieram bem depois.
POSIÇÃO CÔMODA
Liderando as pesquisas, o senador Alan Rick (Republicanos) assiste de camarote as rugas entre os seus adversários que estão no poder. O Alan é um candidato altamente competitivo. Não lhe subestimem…
FRASE MARCANTE
“Nunca jogue limpo onde os outros são trapaceiros”. Maquiavel.