Acre 01

Crianças fogem de incêndio e Conselho Tutelar aciona polícia após suspeita de abandono

Por
Saimo Martins

O 4º Conselho Tutelar de Rio Branco recebeu, nesta quarta-feira, 26, denúncias de que duas crianças teriam escapado de um incêndio na residência onde vivem, no Bairro Preventório, ao lado do Educandário Santa Margarida.


As informações repassadas ao órgão apontam que as crianças estariam em situação de abandono e negligência.


Segundo o relato, a mãe teria saído de casa — como supostamente costuma fazer — para consumir bebidas alcoólicas e drogas, deixando os filhos sozinhos enquanto dormiam. Ao retornar, encontrou as crianças correndo barranco acima, chorando e afirmando que a casa havia pegado fogo.


O conselheiro Igor Ramon realizou a verificação no local e constatou a situação descrita, conforme registrado em imagens. Ele também localizou a mãe, identificada como Karolina Conceição de Souza, genitora das crianças W.S.S.S., de 7 anos, e M.R.S.S., de 6 anos. Ela confirmou o ocorrido, mas, ao ser informada sobre os procedimentos necessários para garantir os direitos e a proteção dos menores — incluindo medidas de assistência, já que a família perdeu todos os bens no incêndio —, fugiu correndo por um beco, sem deixar paradeiro junto com as crianças. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região, porém não encontrou Karolina nem as crianças.


O conselheiro Igor Ramon explicou ao ac24horas quais serão os próximos passos do caso. “Vamos buscar na família extensa — irmão, tio, avós, alguém que seja da família. Caso ninguém seja identificado, as crianças serão encaminhadas ao Educandário. As crianças estão com vários direitos violados, inclusive o de educação, pois foi identificado evasão escolar”, afirmou.


O caso foi comunicado à Polícia Civil, que deverá realizar perícia no local do incêndio e apurar as denúncias de abandono de incapaz e negligência. “Nós caso deve ser feita a perícia e ainda hoje pode ser dado o flagrante”, declarou o conselheiro ao ac24horas.


Compartilhe
Por
Saimo Martins