Palmeiras jogou com o Grêmio em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão • Pedro H. Tesch/Getty Images
O Grêmio venceu o Palmeiras por 3 a 2 em jogo desta terça (25), válido pela 36ª rodada do Brasileirão, na Arena do Grêmio. Com a derrota, o Alviverde perdeu a chance de se aproximar do Flamengo, que empatou a partida contra o Atlético-MG.
O Alviverde abriu o placar com Facundo Torres, enquanto o Grêmio empatou com Amuzu, virou o jogo com Carlos Vinicius e ampliou com Willian — os dois últimos, de pênalti. O Palmeiras ainda diminuiu com Benedetti, nos acréscimos, mas acabou derrotado.
A derrota do Palmeiras em Porto Alegre permitiria que o Flamengo fosse campeão, caso tivesse vencido o jogo na Arena MRV. Mas com o empate do Rubro-Negro, o Alviverde ainda mantém uma pequena chance de título, cinco pontos atrás do líder com dois jogos faltando.
Já o Grêmio conseguiu subir duas posições, virando 10º na tabela. Agora, o time gaúcho volta a campo na terça (2) contra o Fluminense, também na Arena em Porto Alegre.
Enquanto o Palmeiras, que tem a final da Libertadores no sábado (29), volta a jogar pelo Brasileirão na próxima quarta (3) contra o Atlético-MG, fora de casa.
Como foi o jogo?
O Palmeiras dominou o primeiro tempo, criando chances mais claras de gol até conseguir abrir o placar, aos 23 minutos, com Facundo Torres.
Sosa chegou pela esquerda e fez lindo cruzamento para Facundo, que estava de frente para Tiago Volpi e cabeceou para fazer o gol, sem deixar chance de defesa.
Depois do tento, o Palmeiras continuou chegando com mais perigo, com a situação mudando apenas nos últimos minutos.
Aos 47, faltando apenas um minuto para o fim da primeira etapa, o time da casa conseguiu o empate. Marcos Rocha cobrou lateral e Wagner Leonardo desviou de cabeça para os pés de Amuzu, que finalizou para igualar o placar.
Após o gol, o técnico Mano Menezes fez um gesto obsceno em direção a torcedores que estavam na arquibancada, mostrando o dedo do meio.
O segundo tempo começou diferente, com o Grêmio controlando mais o jogo e segurando bastante a bola no campo de defesa.
Até que, aos 14 minutos, mesmo sem muitas chances anteriores, veio a virada: Carlos Vinícius foi derrubado na área após ser cercado por Benedetti e Aníbal Moreno.
O árbitro foi ao VAR para revisar o lance e acabou marcando o pênalti cometido por Moreno. O próprio Carlos Vinícius fez a cobrança, no canto direito, sem deixar chances de defesa para Marcelo Lomba, que caiu para a esquerda.
Precisando da vitória para se aproximar do líder Flamengo, o Palmeiras seguiu atacando, mas não levou tanto perigo ao gol de Volpi. Até que, aos 34 minutos, a situação do vice do Brasileirão se complicou ainda mais: o árbitro marcou mais um pênalti para o Grêmio.
Cristaldo tocou para Arthur, que sofreu falta de Giay. A penalidade foi indicada rapidamente, mas o lance interrompeu o jogo por alguns minutos para revisão de possível cartão vermelho para o jogador do Palmeiras.
No final das contas, Giay realmente foi expulso e Willian converteu a penalidade para o time gaúcho, ampliando o placar para 3 a 1, em cobrança parecida com a de Carlos Vinícius –e Lomba caindo para o lado oposto mais uma vez.
O Palmeiras ainda diminuiu nos acréscimos, aos 48, com Benedetti, em gol inicialmente anulado por impedimento mas confirmado após consulta no VAR.
Apesar da reação, o visitante não conseguiu levar mais perigo ao gol do Grêmio e o jogo acabou em 3 a 2 para o mandante.