Foto: Whidy Melo/ac24horas
O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta terça-feira (25) o início da convocação de aprovados no concurso público efetivo da Educação estadual. Serão chamados, ao longo de cinco fases, 2.612 novos servidores, entre professores, profissionais de educação especial e apoio administrativo. O número chegará a 3 mil após o remanejamento completo.
Em declaração pública, Cameli afirmou que o chamamento marca o cumprimento de um compromisso assumido com a categoria. “Nós vamos agora começar a nomear os três mil novos professores que fizeram o concurso. O chamamento ocorrerá em cinco fases. Vamos cumprir aquilo que eu sempre disse, fazendo o concurso, convocando e chamando. Quero dizer para todos os professores que educam, que fiquem tranquilos”, garantiu o governador.
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, destacou que a convocação foi estruturada em etapas devido à complexidade operacional do processo, que abrange todo o estado. Segundo ele, trata-se do maior concurso já realizado na área educacional no Acre.
“Foi estabelecido em cinco etapas, cinco fases, como o nosso líder colocou agora, em virtude da nossa logística, porque é para todo o estado, é o maior concurso da história. Foram mais de 52 mil inscritos, são 3 mil que terão contratos efetivos, isso é uma marca histórica para o Acre e para a região Norte”, afirmou.
Carvalho explicou que o escalonamento também leva em consideração a capacidade da Junta Médica e a necessidade de organizar a matrícula e lotação dos profissionais, especialmente na educação especial. “Começamos no dia 5 de dezembro a primeira convocação, de 700 servidores. Depois, no dia 27 de fevereiro, a última convocação, que é o pessoal da educação especial. Você faz o instalamento primeiro na matrícula, depois você lota o professor para esse aluno que necessita de um acompanhamento especializado”, detalhou.
O secretário ressaltou ainda que as nomeações trarão estabilidade à rede estadual, hoje sustentada em grande parte por contratos temporários. “Nós temos hoje mais de 9 mil professores temporários. Infelizmente, para você convocar efetivo, você precisa tirar o temporário, e isso é uma fase que nós vamos passar. Mas a gente está falando de servidor público, contrato efetivo, uma perspectiva de melhoria da qualidade da educação, visto que esse professor ficará com a gente aí nos próximos 15, 20, 30 anos.”
Sobre o impacto financeiro, Carvalho informou que as nomeações representarão investimento anual de R$ 269 milhões a partir de 2027. “São 2.500 professores. Pela primeira vez na história, no governo Gladson Cameli, nós fizemos um concurso para os professores da educação especial”, frisou.
Cronograma de chamamento divulgado pelo Governo
05/12/2025
– Rio Branco: 527 convocados
– Cruzeiro do Sul: 186 convocados
Disciplinas: arte, biologia, educação física, física, geografia e história.
26/12/2025
– Rio Branco: 414 convocados
– Cruzeiro do Sul: 172 convocados
Disciplinas: língua espanhola, língua portuguesa, língua inglesa e matemática.
16/01/2026
– Rio Branco: 68 convocados
– Cruzeiro do Sul: 10 convocados
Disciplinas: química e sociologia.
30/01/2026
– Rio Branco: 343 convocados
– Cruzeiro do Sul: 157 convocados
Cargo: apoio administrativo.
27/02/2026
– Rio Branco: 503 convocados
– Cruzeiro do Sul: 232 convocados
Áreas: braile, ensino especial e libras.