Rebeca Teixeira Ramagem Rodrigues, esposa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e procuradora concursada do Estado de Roraima desde 2015, confirmou nas redes sociais que deixou o Brasil rumo a Miami (EUA) “para proteger a família”. O parlamentar, condenado a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está foragido, e a Polícia Federal (PF) apura se ele utilizou Roraima como rota de fuga.
Segundo a PF, Ramagem teria embarcado para Boa Vista em setembro e seguido em um carro alugado até a fronteira. A investigação busca confirmar se a saída irregular do país ocorreu pela Venezuela ou pela Guiana.
A Procuradoria-Geral do Estado de Roraima (PGE-RR) informou que Rebeca está de férias desde 17 de novembro e retorna ao trabalho em 28 de novembro. Ela está lotada desde 2020 na coordenadoria da PGE em Brasília, responsável pela atuação do estado nos Tribunais Superiores.
Em vídeo publicado neste domingo (23), Rebeca mostra as filhas do casal reencontrando o pai em um aeroporto, indicando que Ramagem viajou em momento diferente da família. Ela afirma que todos são vítimas de “perseguição política” e de “lawfare”.
A fuga ocorre no mesmo mês em que a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Ramagem por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. O PSOL pediu a prisão do deputado na quarta-feira (19), mas apuração da TV Globo revelou que o ministro Alexandre de Moraes já havia decretado a prisão preventiva de Ramagem, que estava proibido de deixar o país.