A equipe Acrebóticos, da Escola SESI de Referência de Rio Branco (AC), conquistou, na última semana, em Manaus (AM), o terceiro lugar no torneio FIRST LEGO League (FLL) – temporada Unearthed. Com o resultado, o time garantiu vaga na etapa nacional, que será disputada em março de 2026, em São Paulo (SP), durante a Bienal.
A equipe acreana é composta pelos alunos Luísa Aguiar (6º ano), Filipe Muniz, Ysadora Nascimento (7º ano), Maria Clara, Daniel Pereira e Luiz Francisco (8º ano), Annie Heloíse, Breno da Mota e Beatriz Sales (9º ano). A preparação e a condução do grupo ficaram sob responsabilidade dos técnicos Eucimar Rocha e Jusley Souza Santos.
Para a competição, os Acrebóticos desenvolveram um projeto inspirado nos Geoglifos da Amazônia, importantes e enigmáticos sítios arqueológicos que revelam aspectos da vida dos povos ancestrais da região. Como solução, a equipe criou a trilha pedagógica “O Mistério dos Geoglifos”, que apresenta ao público os mitos, a cultura dos antigos povos amazônicos, a visão científica sobre esses monumentos e a importância de sua preservação. A iniciativa busca despertar a conscientização para que pesquisadores tenham tempo e condições adequadas para estudo, contribuindo para a proteção desse patrimônio histórico.

FOTOS: CEDIDAS
“Foram dias incríveis. A gente agradece por tudo e por cada oportunidade que tivemos. Um agradecimento especial ao SESI pela chance de viver tudo isso e de chegar até a etapa nacional. Foi um mix de emoções intensas, momentos inesquecíveis, risadas que ficam na memória e experiências que vamos levar para sempre. O que vivemos vai ficar marcado para sempre em nossos corações. Sem dúvida, os melhores dias”, celebrou a equipe em postagem no Instagram.
O técnico Eucimar Rocha parabenizou os alunos pelo desempenho e exaltou o apoio recebido da gestão do Sistema FIEAC. “Esse resultado demonstra o protagonismo do SESI na área de robótica. Aproveitamos para agradecer ao presidente da FIEAC e do Conselho Regional do SESI, Zé Adriano, e ao diretor regional, César Dotto, por todo incentivo e por acreditarem no potencial dos nossos alunos”, destacou.
Projeto de Lei pode tornar Rio Branco a Capital Nacional dos Geoglifos
O tema escolhido pela equipe Acrebóticos também está no centro de um Projeto de Lei apresentado pelo presidente da FIEAC e deputado federal, Zé Adriano, que propõe reconhecer Rio Branco como a Capital Nacional dos Geoglifos.
“O intuito é valorizar nossa história e reforçar a importância da preservação desse patrimônio. Parabenizo os alunos, professores e toda a equipe do SESI pelo brilhante resultado obtido em Manaus. Estamos muito otimistas para a competição nacional”, ressaltou Zé Adriano.


















