Menu

PL quer usar racha entre governo e cúpula do Congresso para votar anistia

Oposição comemora aprovação do regime de urgência para o PL da Anistia na Câmara dos Deputados • Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diante da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a oposição pressiona para destravar o projeto da anistia nesta semana. Parlamentares querem aproveitar o estremecimento na relação entre o governo e a cúpula do Congresso Nacional para fazer a matéria andar.

Nesta segunda-feira (24), deputados e senadores da bancada do PL (Partido Liberal) se reuniram em Brasília para discutir uma estratégia de ação frente a prisão de Bolsonaro. O plano definido é pressionar para que a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro seja votada ainda nesta semana, independentemente do texto.

Anúncio

O relator da matéria, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), já anunciou que a matéria irá se limitar apenas à revisão das penas, sem contemplar uma anistia. Ainda assim, os parlamentares do PL pretendem apoiar a votação do relatório e defender a aprovação de um destaque.

A relação entre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o governo se complicou durante a tramitação do PL Antifacção. A apreciação na Casa Baixa rendeu a Hugo a acusações de trair o governo e de tentar enfraquecer a PF (Polícia Federal).

Diante da crise de confiança, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que Hugo deveria assumir a “responsabilidades por suas escolhas”.

“Ele que assuma as responsabilidades por suas ações e não venha debitar isso na minha atuação como líder da Bancada do PT”, disse o líder.

No Senado, a situação não é muito diferente. A indicação de Jorge Messias para ocupar vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) desagradou o presidente Davi Alcolumbre (União-AP), que defendia a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A escolha criou ruídos na relação com o governo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.