Foto: David Medeiros
A Prefeitura de Rio Branco anunciou nesta segunda-feira (24) os nomes de seis alunos da rede municipal de ensino selecionados para participar do programa de intercâmbio “Disney & NASA”. A iniciativa premiará estudantes do ensino fundamental com uma viagem internacional aos Estados Unidos, prevista para fevereiro de 2026, para conhecer os parques da Disney e instalações da agência espacial norte-americana. O anúncio foi acompanhado pelo repórter David Medeiros no ac24horas Play.
Diretores, professores, familiares e autoridades acompanharam o evento que mobilizou a comunidade escolar. Entre os momentos mais marcantes, a professora Jocilda Mello, da escola Chico Mendes, no bairro Santa Inês, não conteve a emoção ao saber que seu aluno, José Pedro Rebouça Félix, foi um dos selecionados. Durante a cerimônia, ela chegou a ligar para familiares e destacou o esforço coletivo da escola. “Eu estou muito feliz, principalmente pelo meu aluno. Falei agora há pouco com o pai dele, ele nem acreditava. Quero agradecer toda a equipe da escola Maria Lúcia, que sempre me apoiou”, disse, emocionada.
Foto: David Medeiros
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, reforçou o impacto transformador do programa na vida das crianças da capital acreana. Em um discurso firme e emocionado, ele ressaltou os investimentos realizados pela gestão e o papel da educação como ferramenta de ascensão social. “Através da educação, a gente sabe que transforma a vida, e isso começa na educação básica. Eu tenho me apaixonado todos os dias pela educação. A Prefeitura de Rio Branco, através da gestão do prefeito Tião Bocalom, tem feito vários investimentos, e agora lança esse grande programa que permitirá que nossas crianças conheçam outras culturas e vejam como se desenvolvem países de primeiro mundo, como os Estados Unidos”, afirmou.
Bestene também destacou que o programa funciona como incentivo direto ao desempenho escolar. “Isso vai motivar nossos alunos a buscar um futuro melhor. Estamos preparando essas crianças para um novo horizonte. Hoje somos o segundo melhor IDEB do país, e vamos buscar o primeiro lugar”, concluiu.
Foto: David Medeiros
O prefeito Tião Bocalom lembrou que o projeto é parte de um pacote de investimentos tecnológicos na educação municipal, que inclui tablets, notebooks, quadros interativos, robótica alemã e o programa Mente Inovadora. “Estamos felizes por premiar essas cabeças avançadas, que sonham alto. Algumas até disseram que querem trabalhar na NASA um dia. Nosso objetivo é estimular cada vez mais nossos alunos, porque o futuro está nas mãos deles”, comentou.
Os estudantes foram escolhidos com base em avaliações de português. As notas variaram entre 27 e 29 pontos. Confira a lista oficial:
Yasmin Silva Matos – 29 pontos – Escola Mariana da Silva Oliveira (Adalberto Sena)
Carlos Davi da Silva de Mendonça – 28 pontos – Escola Luiz de Carvalho Fontenelle (Bosque)
José Pedro Rebouça Félix – 27 pontos – Escola Chico Mendes (Santo Inês)
Ana Luísa da Silva Montavão – 27 pontos – Escola Ismael Gomes de Carvalho (Tancredo Neves)
Kauã Victor Souza da Silva – 27 pontos – Escola Wilson Ribeiro (Wilson Ribeiro)
Miguel Lima da Costa – 27 pontos – Escola Maria Lúcia (Morada do Sol)
Os alunos viajarão acompanhados de professores das respectivas escolas.