Foto: Reprodução
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou uma nota técnica orientando os 62 municípios do estado a intensificar as ações de prevenção e controle do Aedes aegypti durante o período sazonal de arboviroses — dengue, chikungunya e zika — que vai de outubro a maio.
Segundo o documento, o aumento das chuvas favorece a proliferação do mosquito e eleva o risco de transmissão. A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, destaca que o momento exige atenção redobrada e trabalho integrado entre as equipes de saúde, campo e laboratório.
A FVS recomenda que as prefeituras reforcem as ações de vigilância, reativem os comitês interinstitucionais e envolvam as áreas de Educação e Limpeza Pública, consideradas estratégicas no combate ao mosquito. As unidades de saúde devem ampliar a coleta e o envio de amostras ao Lacen-AM, especialmente nos primeiros dias de sintomas. Para gestantes, a confirmação laboratorial é prioridade.
O órgão também orienta a intensificação das campanhas de educação em saúde e mobilização social para eliminar criadouros. Além disso, reforça a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos nos 44 municípios que registram casos da doença.