Destaque Entretenimento

5ª Copa de Xadrez por Equipes reúne mais de 150 estudantes de três países no Acre

Por
Saimo Martins

A 5ª edição da Copa de Xadrez por Equipes foi realizada no sábado, 22, na Galeria Alpha, em Rio Branco, reunindo mais de 150 enxadristas de 22 escolas do Brasil, Peru e Bolívia. O evento consolidou-se como uma das principais competições escolares da modalidade na região de fronteira.


A atividade tem caráter esportivo e pedagógico, com o objetivo de fortalecer a prática do xadrez em escolas, incentivar a formação de novos atletas e ampliar o uso do jogo como ferramenta educacional.


Foto: Cedida

A competição contou com participantes das cidades de Cusco, Puerto Maldonado e Cobija, além de estudantes de Porto Velho, Cacoal e São Francisco do Guaporé (RO) e das escolas do Acre. As disputas incluíram categorias desde o 1º ano do ensino fundamental até o ensino médio.


Ao final do torneio, a Escola Anglo Acre se destacou ao vencer 10 das 12 categorias da disputa por equipes, tornando-se pentacampeã consecutiva da Copa (2021, 2022, 2023, 2024 e 2025).


As equipes foram formadas conforme o número de inscritos em cada categoria. A definição dos campeões ocorreu após um torneio suíço com cinco rodadas, no qual cada enxadrista somou pontos individualmente, contribuindo para o resultado coletivo.


Foto: Cedida

Foram premiadas as três melhores equipes, nos gêneros masculino e feminino, em cada categoria.


Resultado geral — Escolas campeãs


A classificação geral, definida pela soma de pontos dos alunos de cada instituição ou delegação, ficou assim:


• 1º lugar: Anglo Acre


• 2º lugar: Delegações de Rondônia (São Francisco do Guaporé, Cacoal e Porto Velho)


• 3º lugar: Colégio Estadual Militar Tiradentes


Foto: Cedida

O professor Francisco Jonas, da FJ Chess School — responsável pela organização da Copa — destacou que a meta para 2026 é fortalecer ainda mais o trabalho pedagógico nas escolas que já adotam o xadrez como disciplina e incentivar a adesão de novas unidades de ensino.


Ele reforçou, ainda, a importância do cumprimento da Lei nº 4.391, de 13 de agosto de 2024, sancionada pelo governador Gladson Cameli, que determina a implantação do xadrez no currículo do ensino fundamental e médio da rede estadual.


Foto: Cedida
Foto: Cedida

Durante o evento, a Escola Anglo recebeu uma homenagem da Federação Acreana de Xadrez pelo feito inédito de 2025: foi a única escola do Brasil a classificar quatro alunos para a etapa nacional dos JEB’s, realizada em Uberlândia, na modalidade de xadrez. Os estudantes também receberam certificados emitidos pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).


Compartilhe
Por
Saimo Martins