Região Norte

Manaus terá UTI Inteligente na nova Rede Nacional de Alta Precisão do SUS

Por
Terezinha Moreira

Manaus está entre as cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para integrar a nova Rede Nacional de Serviços Inteligentes e de Medicina de Alta Precisão do SUS. O projeto prevê a implantação de 14 UTIs Inteligentes em 13 estados das cinco regiões do país, incluindo o Amazonas.


A unidade amazonense será instalada no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e contará com serviços totalmente digitais, monitoramento contínuo, integração de equipamentos e sistemas de informação. A tecnologia vai auxiliar na previsão de agravamentos, apoiar decisões clínicas, agilizar avaliações e permitir a troca de conhecimento entre especialistas de diferentes regiões. As UTIs também estarão conectadas a uma central nacional de pesquisa e inovação.


As unidades serão distribuídas em Teresina (PI), Belém (PA), Manaus (AM), Dourados (MS), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).


A primeira etapa do projeto do hospital inteligente, vinculado ao Hospital das Clínicas da USP, prevê investimento de R$ 1,7 bilhão, financiado em parceria com o Banco dos BRICS. A expectativa é que os primeiros serviços da rede comecem a funcionar em 2026.


A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que busca ampliar o atendimento especializado na rede pública. O uso de tecnologias como inteligência artificial e big data pode reduzir em até cinco vezes o tempo de espera na emergência e tornar diagnósticos e tratamentos mais rápidos e precisos.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira