Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O senador Alan Rick (Republicanos), pré-candidato ao governo do Acre, usou as suas redes sociais neste sábado, 22, para se posicionar a respeito da prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, por supostamente tentar romper a tornozeleira e possível tentativa de fuga pela madrugada.
“A decretação da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que já se encontra em prisão domiciliar, com a saúde fragilizada, tem caráter intimidatório e desrespeita garantias constitucionais. Na ausência de fatos concretos e fundamentos objetivos, inventam uma responsabilização por vínculo familiar, situação vedada pela Constituição e sem nenhum amparo na jurisprudência. Medidas excepcionais exigem provas claras. Prisão preventiva não pode servir como punição antecipada, especialmente quando há sinais de pré-julgamento que comprometem a imparcialidade do processo”, pontuou o senador.
Para Alan, quando o Direito deixa de analisar a conduta e passa a mirar o “inimigo”, abre-se um precedente que ameaça qualquer cidadão. “O Estado de Direito exige equilíbrio, proporcionalidade e respeito às regras. Toda solidariedade ao ex-presidente e sua família”, finalizou.