O Amapá avançou em seu papel estratégico na cadeia produtiva de óleo e gás. Nesta quinta-feira (20), o estado recebeu o presidente da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), Sérgio Bacci, que, junto a uma equipe técnica, iniciou os estudos para implantação de uma nova base logística em parceria com o Governo do Estado.
A comitiva visitou áreas que podem receber a estrutura destinada a apoiar operações de transporte e logística de petróleo, derivados, gás e biocombustíveis. A iniciativa é um desdobramento da reunião entre o governador Clécio Luís e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante a Offshore Technology Conference (OTC Brasil 2025), no Rio de Janeiro.
O governador destacou as ações paralelas em andamento para ampliar o impacto positivo do projeto no estado. Entre elas:
• Capacitação: formação de jovens e preparação de empresas locais, ao longo dos próximos três a cinco anos, para atuar na cadeia de óleo e gás;
• Parcerias: reunião no Sebrae-AP com o Sistema S e equipes técnicas para integrar programas de qualificação e fortalecimento empresarial;
• Integração com o setor produtivo: almoço com empresários para que Bacci detalhasse a fase atual do projeto.
“Não é uma atividade que vai acontecer de forma aleatória ou desconectada da nossa realidade. Gerar desenvolvimento local, gerar emprego… A presença dele demonstra isso”, afirmou o governador.
A visita de Sérgio Bacci confirma o compromisso da Transpetro em avançar para a fase de estudos que pode transformar o Amapá em um hub logístico estratégico para a exploração da Margem Equatorial.


















