Menu

Headscon Acre comemora sucesso de sua terceira edição histórica

Crédito: Bruno Farias/Agência Collab
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Headscon Acre 2025 encerrou sua jornada de três dias nesta quinta-feira (20), celebrando sua edição mais bem sucedida.


Realizado no Sesc Bosque, na região central de Rio Branco, o evento alcançou vários feitos históricos: recorde de adesão de escolas (mais de 2000 estudantes), recorde de inscrições de estúdios acreanos e mulheres na Mostra Competitiva de Jogos, um campeonato de games com quatro modalidades e um torneio de K-pop, entre outras atrações inéditas.

Publicidade


Desde que chegou ao Acre, em 2023, quando ainda utilizava a marca Gamecon, mais de 13 mil pessoas da região participaram dos eventos e das iniciativas da plataforma, com alcance digital próximo a 300 mil. Foram mais de 100 formações oferecidas no período, além de mais de 60 jogos desenvolvidos da Amazônia Legal inscritos nas mostras competitivas. Os números consolidados da edição 2025 ainda não foram divulgados pela organização.


A cerimônia de encerramento ficou marcada pela presença do senador Marcio Bittar (PL-AC), responsável pela emenda que viabilizou a Headscon pelo terceiro ano seguido – além da próxima edição, já prometida para o primeiro semestre de 2026.


Em entrevista exclusiva à Agência Collab, o senador explicou as motivações para seu apoio à Headscon, mesmo não sendo um conhecedor do universo dos games. “Confesso que o que vejo aqui hoje era um mundo absolutamente desconhecido para mim há três, quatro anos”, ele explicou. “Mas conhecer o trabalho da Ana Paula Rocha [CEO da Headscon] fez com que eu me interessasse pelo tema.”


Outra novidade confirmada pela organização da Headscon é a criação do Headscon Hub, um centro de profissionalização para games e inovação em Rio Branco, de ação continuada, com previsão de inauguração também em 2026. “Olhando para o potencial desse mercado, a gente entendeu que não queremos estar só uma vez por ano fazendo o evento”, declarou Ana Paula Rocha. “Já existe um ecossistema para ir além. Então vamos continuar, e será de uma forma mais potente.”


“Isso aplaca um desejo antigo meu, de tentar demonstrar ao acreano e ao amazônida que a prosperidade é possível. Existem outras perspectivas além dessa que vivemos”, explicou Bittar. “A criatividade, a inteligência e o esforço permitirão a muitos acreanos terem suas sobrevivências econômicas por meio dessa atividade. Eu fico honrado de poder ajudar e vou continuar ajudando.”


“E aqui na feira, tive o orgulho de saber que temos quatro jogos que são criações de estúdios acreanos. Ou seja, é um resultado prático”, completou.


Essas e outras iniciativas no estado do Acre confirmam os pilares estratégicos da Headscon desde sua criação: o desenvolvimento do mercado de games por meio da regionalização do tema em estados e municípios, o estímulo à geração de emprego e renda, o auxílio na capacitação profissional e o acesso democrático ao conhecimento.


Para o senador Marcio Bittar, o impacto da cultura dos videogames na sociedade já não pode mais ser ignorado. “É um estilo de vida, e quem tem dúvida disso só precisa dar uma volta aqui no evento para perceber”, ele decretou. “Esse é um mundo que veio para ficar.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido