Quadro definido. Caso não aconteça algum ponto muito fora da curva, é praticamente certo que teremos como opção para o governo na eleição do próximo ano, quatro candidaturas: prefeito Tião Bocalom (PL), senador Alan Rick (Republicanos), vice-governadora Mailza Assis (PP) e o médico Thor Dantas (PSB).
As pesquisas atuais mostram que o futuro governador tende a ser do bloco da direita, formado por Bocalom, Mailza e Alan; com o Thor sendo o nome que encarna na essência a oposição mais ferrenha ao governo do Gladson Cameli. Sempre esteve no campo oposicionista.
A eleição deve ser muito disputada pelo potencial dos postulantes. Ninguém pode se arvorar de favorito, com a campanha muito longe de começar. Campanha política é como CPI, se sabe como começa, mas não se sabe como vai acabar. Costumam aparecer fatos numa campanha que podem mudar por completo o quadro da disputa. Por isso, ninguém compre ainda a carne do churrasco. As urnas costumam ser indecifráveis e causar surpresas.
MENOS, MENOS, MENOS….
A Agência de Notícias do Acre situou a presença da vice-governadora Mailza Assis na COP 30, como destaque internacional. Menos, menos, menos…
TIRO NO PÉ
Os Bolsonaros vivem um inferno astral. Apostaram que, ao tarifar com taxa de 40% os produtos brasileiros, o Trump forçaria o STF a rever a condenação do ex-presidente Bolsonaro. Não só não reverteu, como o Trump tirou ontem a referida taxa.
NÃO VAI MUDAR NADA
A COP 30 não vai mudar em nada a situação climática mundial. E, em relação à Amazônia, o grosso da sua população continuará em extrema pobreza e proíbida de explorar as suas riquezas minerais. Foi mais uma farra festiva que custou milhões ao país e ficará tudo como antes.
DARIA UMA SACUDIDA
A falta de grandes debates está sendo o grande referencial da atual legislatura na ALEAC. Vejo como um dos candidatos a deputado que poderia acabar com esse marasmo, o ex-presidente do PT, Cesário Braga. Sua eleição daria uma sacudida na omissão. Cesário foi forjado nas lutas.
MÉDICO HUMANISTA
O ex-vereador é médico Carlos Beirute estuda proposta do Solidariedade para ser candidato a deputado federal. Vai analisar antes como estará a composição da chapa. Beirute é um médico humanista, querido, com larga folha de serviços à sociedade, e um cara do bem. Chega de colocar na Câmara Federal figuras sem expressão. Para depois ficar reclamando.
DUAS VERTENTES
Ou candidata ao Senado, ou a vice-governadora, na chapa de Mailza Assis (PP). São as duas vertentes com as quais o MDB trabalha para a médica Jéssica Sales (MDB).
FRASE MARCANTE
“A estupidez é uma doença extraordinária: não é o doente quem sofre por ela, mas sim os demais”. Voltaire.
MUITA INGENUIDADE
O deputado Nicolau Júnior (PP) é hoje o político mais próximo do governador Gladson Cameli. Foi muita ingenuidade se pensar que colocando sua irmã Ana Paula de vice na chapa do senador Alan Rick (Republicanos), teria seu apoio. Foi o primeiro a se manifestar que sua fidelidade é ao Gladson, qualquer que seja o cenário.
SEGUNDO TURNO
A cada dia o prefeito Tião Bocalom deixa mais claro que será candidato ao governo, devendo anunciar no início do próximo ano. Bocalom na disputa, a eleição tende a ser levada para o segundo turno, pelo equilíbrio das candidaturas em termos de votos.
NUNCA FEZ POLÍTICA
Não está em discussão a qualificação da Ana Paula, como vice do senador Alan Rick (Republicanos). É uma advogada. O seu problema é saber se a sua indicação renderá votos, nunca foi candidata a nada; e mesmo quando era a primeira-dama do governador Gladson Cameli, politicamente, sempre foi reservada.
TROMBADA PERIGOSA
O presidente Lula está dando uma trombada perigosa com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre; ao vetar para ocupar a vaga do STF, o ex-senador Rodrigo Pacheco, e indicar o advogado Jorge Messias. A reação de Alcolumbre foi rápida, colocou em pauta um projeto de pauta-bomba de benefícios a setores da área de saúde, que se aprovado, causará um impacto de bilhões nas contas do governo federal. O projeto estava engavetado.
É OUTRA HISTÓRIA
Qual é o seu potencial, se vai conseguir polarizar no andar de cima na briga pelo governo do estado, não se sabe; mas a participação do médico Thor Dantas (PSB) na eleição de governador, é a garantia de debates inteligentes e qualificados.
MÉDIA PREVISTA
Para fazer um deputado federal, um partido ou Federação, terá que somar na legenda em torno de 50 mil votos. E para deputado estadual na base de 17 mil votos. É a previsão que fazem os dirigentes partidários para 2026.
É QUEM ARTICULA
Quem está à frente da montagem das chapas da Federação dos partidos de oposição, é o ex-governador Jorge Viana. Quer formar duas Federações neste campo político. É o responsável pela escolha do médico Thor Dantas (PSB) para o governo.
TUDO INDICA
Uma boa fonte dentro do governo disse ao BLOG que vê como muito provável a escolha do Procurador Osvaldo Albuquerque para comandar o MPAC. Segundo a fonte, Osvaldo e o governador Gladson já tiveram uma conversa reservada esta semana.
FORA DA DISPUTA
O Binho Marques fez um bom governo, técnico, sério e sem politicagem. Mas esqueçam que venha a disputar algum mandato na eleição do próximo ano. Deve vir no período eleitoral apenas para ajudar na campanha dos candidatos da esquerda.
SEM COMPANHEIRO
O senador Márcio Bittar (PL) não terá companheiro na chapa ao governo do prefeito Tião Bocalom. Sairá apoiando Bocalom em carreira solo.
CAMINHO QUASE CERTO
É quase certo que o caminho do PSD do senador Sérgio Petecão seja em 2026, o palanque da candidata ao governo Mailza Assis. Mas, o anúncio só se dará no começo do próximo ano. Data ainda não definida.
MULHERES NÃO FALTAM
Bons nomes de mulheres candidatas a deputada federal é que não vão faltar na próxima eleição, entre eles: Socorro Neri, Antônia Lúcia, Fernanda Hassem, Márcia Bittar, Leila Galvão e Perpétua Almeida.
PARA REFLEXÃO
“Uma sociedade de carneiros acaba gerando um governo de lobos.” Victor Hugo.