O espetáculo luminoso com 600 drones previsto para abrir a programação aérea do Natal Iluminado 2025, originalmente marcado para 6 de dezembro, foi oficialmente remarcado para o dia 20 de dezembro. A mudança foi determinada pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e confirmada ao ac24horas nesta sexta-feira (21) pelo secretário municipal de Infraestrutura, Cid Ferreira, responsável pela coordenação das ações natalinas da capital.
Segundo Ferreira, a alteração atende a uma estratégia de aproximar o evento da data do Natal e ampliar o impacto turístico e emocional da apresentação. “Mudou para ficar mais próximo do Natal, e assim o prefeito determinou. Negociamos com a empresa, empresa que tem agenda complicada, mas fará a apresentação pela primeira vez no Acre, concordou”, afirmou.
O adiamento ocorre após a Prefeitura homologar o contrato de R$ 743 mil para a realização do show de drones, que será executado pela empresa Estrutend. Apesar da mudança de data, a estrutura e o formato do espetáculo permanecem inalterados e deverão se tornar um dos pontos altos da programação natalina de 2025.
Como será o espetáculo
A apresentação, composta por 600 drones luminosos, foi concebida como uma narrativa visual contínua que deve durar entre 12 e 15 minutos. O público assistirá ao céu sendo transformado por imagens tridimensionais e animações criadas a partir dos movimentos coreografados das aeronaves.
O show começa com um campo estelar formado gradualmente, até que os drones compõem uma lua em movimento orbital sobre o céu ao lado da estrutura da Polícia Militar. Em seguida, eles se reorganizam para montar uma árvore de Natal tridimensional, detalhada com laços, esferas e sinos luminosos.
A sequência continua com símbolos clássicos do período natalino – velas, meias decorativas e sinos animados – até que surge no ar um trenó com Papai Noel e renas, deslocando-se horizontalmente diante do público.
Em outro momento, os drones formam a figura de um presente que se abre, emitindo feixes simulados de luz. Logo depois, surgem as mensagens “Feliz Natal” e “Boas Festas”, nas cores azul e dourado, escritas com precisão pelas luzes sincronizadas.
O clímax do espetáculo ocorre quando todas as aeronaves compõem uma grande árvore iluminada, que se expande no espaço aéreo e é coroada por uma estrela brilhante no topo. Para o encerramento, efeitos luminosos imitam fogos de artifício – sem explosões ou fumaça – antes que a formação final, em formato de estrela ou coração, se apague gradualmente até desaparecer.


















