Menu

Itamaraty vê recuo como “gesto inicial” de Trump após negociação

Detalhe da fachada do Palácio do Itamaraty, em Brasília; local é a sede do Ministério das Relações Exteriores • Mario De Biasi/Mondadori via Getty Images
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contabiliza o recuo parcial dos Estados Unidos no tarifaço aplicado aos produtores brasileiros como resultado das negociações estabelecidas entre o petista e Donald Trump.

À CNN Brasil, fontes do Itamaraty que acompanham as tratativas com o governo americano classificaram a medida anunciada nesta quinta-feira (20) como um “gesto inicial positivo” desde a retomada do diálogo entre a Casa Branca e o Palácio do Planalto.

Anúncio

Apesar disso, o governo brasileiro afirma que as negociações ainda vão continuar.

Trump assinou ordem executiva, nesta quinta-feira (20), que determina a remoção das tarifas de 40% impostas sobre a importação de determinados produtos agrícolas brasileiros, com efeito retroativo ao dia 13 de novembro.

Dentre os produtos citados em anexo estão inclusos o café, a carne bovina, o petróleo e frutas, produtos na lista dos mais exportados pelo Brasil aos americanos, que agora estão isentos das sobretaxas impostas desde o início do tarifaço.

O comunicado assinado por Trump também cita conversa por telefone com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6 de outubro, na qual os líderes teriam concordado em negociar as tarifas citadas.

O republicano afirma que “recomendações adicionais” da equipe do governo norte-americano e o avanço nas negociações com os brasileiros levaram à remoção das cobranças.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.