Foto: Saimo Martins
Durante o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (16), voluntários da Rede Somos Um — grupo de jovens da Igreja Batista do Bosque — estiveram na entrada de um dos locais de aplicação em Rio Branco para oferecer apoio emocional, orações e itens essenciais aos candidatos.
Em entrevista ao ac24horas, Suziane Bessa explicou que esta é a segunda edição da ação, criada para ajudar estudantes que chegam nervosos e ansiosos antes da prova.
“Esse trabalho é de extrema importância. Muitos jovens e até pessoas adultas chegam aqui muito nervosos, alguns quase passando mal de tanta ansiedade. Nós chegamos com louvor, com a palavra, com cartazes de motivação, lembrando que eles são capazes, que podem superar esse momento”, contou.
Foto: Saimo Martins
Segundo Suziane, muitos candidatos enfrentam forte pressão familiar e emocional após meses ou anos de preparação. “Alguns carregam a expectativa da família, pensam no investimento em cursinho, no tempo dedicado aos estudos, e isso pesa demais. Então, nós trazemos um pouco de paz, alívio e consolo, lembrando que Deus está com eles também”, disse.
Além do apoio espiritual, os voluntários distribuem materiais básicos, como água e canetas, para candidatos que acabam esquecendo itens devido ao nervosismo. “Às vezes eles chegam tão tensos que esquecem o essencial. Então entregamos água, caneta e desejamos uma boa prova”, reforçou.
No segundo dia do Enem, os participantes respondem a 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza. A duração total é de cinco horas — meia hora a menos que no primeiro domingo — e as provas seguem até as 18h30 (16h30 no Acre).
A saída das salas é permitida a partir das 15h30 (13h30 no Acre), sem o caderno de questões. Para levar o caderno, o candidato precisa aguardar os últimos 30 minutos do exame, ou seja, após as 18h (16h no Acre).