Foto: Whidy Melo/ac24horas
“Ótima,” comentário ouvido pelo BLOG de um cardeal do governo. “Tudo encaminhado,” avaliação de importante cabeça branca do MDB, sobre a reunião de ontem entre a cúpula da sigla e a equipe de articulação política da vice-governadora Mailza Assis (PP), quando se discutiu a aliança entre os dois grupos para as disputas do Governo do Senado, na eleição do próximo ano. Segundo o BLOG apurou, ficou certo que o MDB indicará ou vice da chapa, ou do nome para a segunda vaga de senador.
O encontro se deu num tom de descontração, na visão de um participante. A ocupação de cargos no governo não foi debatida. O MDB deve se reunir na próxima terça-feira com o senador Alan Rick (Republicanos), para ouvir o que o candidato tem a dizer, num encontro protocolar. O presidente Vagner Sales (MDB) falou que as fases finais serão ouvir o mais rápido possível os diretórios municipais, e em seguida anunciar com quem se dará a coligação. Pelo que o BLOG sentiu nas conversas com setores do MDB, o partido está praticamente fechado com a candidatura de Mailza Assis ao governo, com participação na chapa majoritária. A foto que abre o BLOG fala por si. Selar a parceria está perto.
PESOU MUITO
Tenho informação privilegiada de que o fato do senador Alan Rick se filiar ao Republicanos, fez o grupo majoritário do MDB recuar no apoio à sua candidatura ao governo. O MDB contava com a filiação de Alan à sigla.
NÃO TEM BALA NA AGULHA
Um cabeça branca do MDB disse ontem ao comentar o caso com o BLOG, que também têm sido preponderante não fechar aliança com o grupo do senador Alan Rick (Republicanos), ao fato dele não ter como ajudar o MDB a compor a sua chapa de deputado federal. “Se o Republicanos não conseguiu ainda nem montar a sua chapa, como iria nos ajudar”? Foi a indagação feita.
PARECE MUITO CLARO
Com o prefeito Tião Bocalom (PL) disputando o governo, parece muito claro que, a decisão da eleição de governador do próximo ano, será empurrada para um segundo turno. Sem o Boca, a parada pode ser fechada no primeiro turno. Para o Alan Rick ou para a Mailza Assis.
QUESTÃO DE TEMPO
Pelo que se ouve de quem está mais próximo do prefeito Bocalom, é questão de apenas esperar o melhor momento para anunciar a sua candidatura ao governo. Já está decidido.
ENFIM, O BOM SENSO
O Tribunal de Justiça do Acre retirou da ALEAC o projeto que aumentava as taxas dos cartórios. O que pesou na decisão do TJ foram as ponderações do deputado Pedro Longo (PDT) que alertou quanto à resistência contra a matéria entre os parlamentares. Com isso, Longo ganha pontos junto à sociedade e ainda evita um constrangimento para o Poder Judiciário. Enfim, o bom senso.
FESTA NA BOI CAGÃO
Hoje tem festa na Fazenda Boi Cagão do senador Sérgio Petecão (PSD), para uma comemoração com lideranças políticas e representantes do movimento comunitário. Petecão não está morto, como alguns imaginam.
DOIS CAMINHOS
O senador Márcio Bittar (Republicanos) têm dois caminhos políticos: caso o prefeito Tião Bocalom oficialize a sua candidatura ao governo, estará no seu palanque disputando a reeleição. Caso o Bocalom continue na prefeitura, pode ocupar vaga na chapa da candidata ao governo Mailza Assis (PP). Uma união entre as candidaturas de Mailza e Bocalom está descartada.
NÃO REPETE O TIME
A Federação PP-União Brasil não repetirá a mesma formação de quando terminou a última eleição. Dos seis atuais deputados federais, dois estarão fora: Eduardo Veloso (UB), candidato a senador; e, a deputada federal Meire Serafim (UB), que não disputará a reeleição. Por enquanto, apenas os deputados federais Socorro Neri (PP), Ulysses Araújo (UB), José Adriano (PP) e Zezinho Barbary (PP), estão confirmados na chapa.
VÔO MAIS ALTO
O vereador Eber Machado (MDB) vai tentar vôo mais alto na eleição do próximo ano, será candidato a deputado federal.
NÃO FOI O RESPONSÁVEL
O secretário municipal de Saúde e articulador político da prefeitura da capital, disse ao BLOG que não lhe cabe responsabilidade na rejeição ao nome do secretário Eracides Caetano para ganhar o título de Cidadão Rio-Branquense. Explicou que o título proposto ao secretário Eracides foi apresentado e conduzido exclusivamente pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, no exercício legítimo da autonomia do Legislativo.
NÃO ACEITAR MAIS
O melhor que o secretário municipal Eracides Caetano faria, era não aceitar mais seu nome ser levado novamente para ser votado para a concessão do título de Cidadão Rio-Branquense. Ficou feio para ele. Nunca um nome para ganhar título foi rejeitado pela Câmara Municipal de Rio Branco. Ser submetido de novo ao crivo dos vereadores é constrangedor.
FIM DE UM CICLO
O presidente Jair Bolsonaro passou rápido como um cometa, na vida política do país. Fracassou na tentativa de golpe, até o início de dezembro deve começar a cumprir a pena de reclusão de 27 anos; e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL), caminha para ficar, também, inelegível. É o fim de um ciclo.
RAINHA DAS GAFES
A Janja, pelos memes que causa, conseguiu a proeza de bater a ex-presidente Dilma Rousseff, no quesito de trapalhadas com a língua pátria e discursos com dados superfaturados.
NÃO MENOSPREZE
O senador Alan Rick (Republicanos) disputará a eleição de governador longe do poder, mas isso não é um dado para lhe menosprezar. É um candidato muito forte, mesmo enfrentando a poderosa máquina do governo. A dúvida é saber se manterá seus atuais índices de aprovação quando a campanha estiver a todo vapor.
DEU TUDO ERRADO
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) é um trapalhão ingênuo, ao imaginar que ficar conspirando nos EUA contra o Brasil, conseguiria via presidente Trump, modificar o curso da condenação do seu pai. Esqueceu ser o Brasil um poder soberano. E ganhou de graça um processo no STF que pode lhe deixar fora da próxima eleição.
FRASE MARCANTE
“Não há fatos eternos, assim como não há verdades absolutas”. Nietzsche.