Nas últimas duas semanas, o nível do Rio Juruá aumentou mais de 3 metros, e nesta sexta-feira, 14, em Cruzeiro do Sul, o manancial alcança 8,5 metros. Já é grande a quantidade de balseiros descendo as águas.
Agora, segundo o Corpo de Bombeiros, é hora de muita atenção ao navegar no Juruá. Os troncos e galhos de árvores podem causar colisões e romper o casco das embarcações.
“Começam a descer esses balseiros que vêm ali desde a região do Peru e vai desaguando até o Amazonas. Com um nível maior de água, as embarcações de maior porte que transportam carga, principalmente para os municípios do alto Juruá, já começam a navegar, então a gente orienta os condutores de embarcação que tenham atenção redobrada com relação a esses balseiros esses troncos, esses galhos de árvores que descem durante esse período de cheia, porque isso pode gerar acidentes de colisão e até rompimento do caso das embarcações e gerar danos e prejuízos para aquelas pessoas que dependem do rio como hidrovia”.
Segundo o comandante, as chuvas devem se intensificar ainda mais, elevando o Juruá e outros rios e igarapés. “Já começam as chuvas mais intensas. Durante o próprio verão tivemos uma quantidade de chuva significativa e o solo já fica um pouco saturado com essa quantidade de água. As previsões agora para o final do ano é que tenha chuva com volume além, que foi mês passado e isso é normal para o período e isso vai saturando todo o solo e consequentemente o nível dos mananciais vão subindo devido a essa quantidade de chuva que cai tanto nos afluentes quanto na calha principal do rio aqui em Cruzeiro do Sul”, concluiu.


















