Menu

Zé Lopes critica desorganização e cobra direito de fala na Câmara

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador Zé Lopes (Republicanos) fez um pronunciamento contundente na tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, nesta quinta-feira (13), durante a sessão legislativa. O parlamentar criticou a desorganização nos trabalhos da Casa e afirmou que a falta de planejamento tem prejudicado o andamento das atividades e o exercício do mandato dos vereadores.

“Eu estou com 43 anos, trabalho desde os 12 na iniciativa privada e estou vereador há 10 meses. Nunca participei de algo tão desorganizado como esta semana aqui na Câmara Municipal”, declarou.

Anúncio

Zé Lopes relatou que, na terça-feira (11), os vereadores foram orientados a abrir mão de suas falas no pequeno e no grande expediente para que fosse realizada a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para as 11 horas, mas que acabou não acontecendo conforme o previsto.

Segundo o parlamentar, a justificativa apresentada foi a ausência de um documento da Prefeitura necessário à análise dos vetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. “Todos nós poderíamos ter falado, todos nós estávamos aqui. A gente poderia estar trabalhando, atendendo demandas da população, mas a sessão não foi aberta”, criticou.

O vereador também citou a demora no andamento das sessões seguintes. “Na quarta-feira foi a mesma coisa. Estávamos aqui desde as 8 horas da manhã para votar os mais de 60 vetos, mas o documento da Procuradoria não estava pronto. A reunião foi marcada para as 14h, depois mudou para as 15h, e só começou à tarde, terminando já no início da noite”, explicou.

Zé Lopes afirmou ainda que uma das sessões realizadas na quarta-feira, 12, começou às 20h22 e foi encerrada dois minutos depois, sem aviso prévio. “Isso é desrespeito com os vereadores, com os servidores e com a imprensa que cobre os trabalhos desta Casa. A responsabilidade do que acontece aqui é do presidente Joabe Lira”, destacou.

O parlamentar reforçou que sempre busca o diálogo antes de se manifestar publicamente, mas que o episódio desta semana ultrapassou os limites do razoável. “Essa foi a semana em que praticamente passamos sem conseguir usar a tribuna. É muito importante termos esse direito garantido”, disse.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.