Categorias: Blog do Crica

Sem pressa de decidir

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O senador Sérgio Petecão (PSD)  disse ao BLOG que não tem pressa para decidir que candidato ao governo o partido vai apoiar, na eleição do próximo ano. “Minha única pressa é a de montar chapas para deputado estadual e deputado federal”, ressalta sempre quando se pergunta sobre se apoiará Mailza Assis (PP) ou Alan Rick (Republicanos). Petecão, entretanto, admite que há uma corrente majoritária para que o PSD apoie a Mailza; e um pequeno grupo que defende que a aliança aconteça com Alan. O PSD só não apoiará os candidatos Tião Bocalom (PL) e Thor Dantas (PSB). Entre Mailza e Alan, Petecão revelou ao BLOG que tem uma maior afinidade com a Mailza, mas quem vai decidir que rumo o PSD tomará em 2026, será o conjunto do partido, quando se definir o cenário final das candidaturas ao governo.


PESQUISAS ENGATILHADAS


Pesquisas dos institutos Paraná e Data Control sobre as corridas para governador e senador, devem fechar este mês. Servirão apenas para mostrar a foto de momento do cenário.


FORÇA POLÍTICA


A vice-governadora Milza Assis mostrou força política ao reunir e receber o apoio de 16 deputados estaduais. Somando ao apoio de 16 prefeitos, ela terá uma força considerável na sua campanha de disputa do governo.


DECIDIR RÁPIDO


O presidente do MDB, Vagner Sales, quer fechar o quanto antes as conversas políticas sobre 2026, para anunciar até o fim do mês qual candidato ao governo a sigla apoiará.


INDEPENDENTE DOS ALIADOS


O senador Alan Rick (Republicanos) não conseguiu montar uma ampla aliança partidária -até aqui está só com o Republicanos – mas, mesmo assim, é uma candidatura bem posicionada e muito forte na disputa do governo. As pesquisas mostram.


BRIGA DE MENTIRINHA


Essa briga de mentirinha entre os deputados federais Ulysses Araújo (UB) e Eduardo Veloso (UB) pela candidatura ao Senado, é conversa para boi dormir. Veloso será mesmo o candidato a senador pelo partido. Quem decide é a direção nacional.


CABEÇAS ROLANDO


A foice está comendo e as cabeças de ocupantes de cargos de confiança que não rezam pela cartilha política do prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz, estão rolando na prefeitura. O último decapitado foi o vice-prefeito Elvis Dany, demitido da secretaria que ocupava. Não significa perseguição.


ACABAR COM MANIA


Tem que acabar com essa mania de que uma demissão de ocupante de cargo de confiança num governo ou prefeitura, deve ser considerado como perseguição política. Quem não quiser seguir a linha do gestor que nomeia peça demissão, é simples assim.


NÃO CONHEÇO


Não conheço um vereador, deputado estadual, deputado federal, senador, que mantenha em seus gabinetes alguém nomeado que não os acompanhe politicamente. Não existe.


FESTA E POUCO RESULTADO


Essa COP 30 não consegue nem resolver os problemas de saneamento de Belém, com bairros inteiros sob palafitas; como é que vai resolver os problemas ambientais do mundo? A COP tem muita grana rolando, discursos, mas não vão resolver o problema climático mundial. Até porque os EUA, o maior poluidor do planeta, não se fez presente ao evento. Vai sair ao final uma carta de intenções e ficará por isso mesmo até a próxima COP.


NÃO CONVIDEM


Não chame para tomar o mesmo tacacá fervendo, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal; e o deputado Adailton Cruz (PSB), alguém sairá queimado. Antes aliados, se tornaram adversários. A última trombada entre ambos se deu por conta do boato infundado de que o Hosmac seria fechado, como anunciou o parlamentar.


ESQUEMA PODEROSO


Não consigo entender o motivo de uma estrutura tão poderosa como a que está sendo montada por figura de proa do governo, para apoiar a candidatura à Câmara Federal do suplente de deputado federal Fábio Rueda (UB), como se fosse uma liderança política que não é. Tem gato nessa tuba!


NADA ANTES


Nenhum fato relevante na política acreana vai acontecer antes do julgamento do governador Gladson Cameli, no próximo dia 19, no STJ. Somente depois do resultado é que o jogo político de 2026 vai se iniciar.


CORRER COM OBRAS


O prefeito Tião Bocalom está correndo com suas principais obras em andamento – o novo mercado e o viaduto – para concluir antes de anunciar a sua posição política, que deve ser a de candidato ao governo. O que deve acontecer no início do próximo ano.


DEFENSORES FORTES


Existem defensores fortes no grupo da vice-governadora Mailza Assis de que o vice de sua chapa deve ser o ex-prefeito Marcus Alexandre, forte em Rio Branco, reduto principal do senador Alan Rick (Republicanos). Acho muito difícil convencer o Marcus, decidiu ser candidato a deputado estadual.


CHAPA DA PESADA


Zezinho Barbary, Fábio Rueda, Socorro Neri, José Adriano, Ulysses Araújo e Fernanda Hassem, são alguns dos candidatos a deputado federal pela chapa da Federação PP-União Brasil. Faltam três nomes para fechar a chapa.


CHAPA DO PODEMOS


Ney Amorim, Mazinho Serafim, Márcia Bittar, são os únicos nomes conhecidos da chapa do PODEMOS para deputado federal. Tem que buscar mais seis nomes competitivos.


CHAPA TUCANA


A chapa do PSD tem Pedro Longo, Vanda Milani, Minoru Kinpara e Michel Marques. Tem de buscar cinco nomes de votos para ficar forte.


NOMES DE PESO


A chapa do Republicanos têm até aqui dois nomes de peso certos: Roberto Duarte e Antônia Lúcia. Não se conhece outros. Terá dificuldades para formar uma chapa competitiva.


PROBLEMA DE TODOS


O problema inerente a todos os partidos não é nem o valor do Fundo Eleitoral, mas a falta de candidatos com densidade nas urnas, principalmente, mulheres.


FRASE MARCANTE


“Use palavras leves e argumentos pesados”. Ditado inglês.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge