Foto: Saimo Martins
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (UB), explicou nesta quarta-feira (12) os motivos da suspensão da sessão plenária ocorrida na terça e detalhou o cronograma de votações das peças orçamentárias que tramitam na Casa Legislativa.
“A sessão foi suspensa ontem devido a uma questão de análise técnica. Houve vetos feitos de forma genérica, e o Executivo precisou ajustar alguns pontos para que pudessem ser analisados com mais propriedade. Hoje, a expectativa é reabrir a sessão e votar os vetos da LDO”, afirmou Lira.
O presidente destacou ainda que, após a votação dos vetos, os vereadores se debruçarão sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que já tramita nas comissões.
“A LOA já chegou à Câmara. Agora os vereadores vão analisá-la, propor as emendas e ajustes necessários para, em seguida, votar”, explicou.
Segundo Joabe Lira, o orçamento da Câmara para o próximo ano é de R$ 63 milhões, mas há a intenção de ampliar o montante. “O desejo é que se aumente o orçamento. Sabemos que existe o teto constitucional, mas estamos analisando item por item da arrecadação para chegar a um valor legal e suficiente. Nossa meta é alcançar pelo menos R$ 71 milhões”, disse.
Lira adiantou ainda que o Legislativo pretende votar todas as pautas pendentes antes do recesso de fim de ano.“O prazo legal é até o dia 22 de dezembro, mas queremos antecipar. A meta é concluir as votações até a segunda semana de dezembro, incluindo todas as matérias urgentes”, concluiu o presidente.