Eventos

Cinema acreano ganha espaço nas mostras audiovisuais da COP30

Por
Da redação ac24horas

O cinema produzido no Acre ganha projeção internacional durante a COP30, em Belém (PA), com a exibição de filmes da produtora Saci Filmes em diferentes mostras e espaços do evento. As produções refletem a força do cinema amazônico como instrumento de resistência, memória e transformação social.



Entre os destaques está o documentário Noke Ko’i – A Festa de um Povo Verdadeiro, dirigido por Sérgio de Carvalho e Alexandre Barros, que retrata a celebração ancestral do povo indígena Noke Koi e sua resistência diante dos desafios contemporâneos. O filme será exibido nos dias 10 e 14 de novembro, na Mostra Cinema Fiinsa e na II Mostra Pan-Amazônica de Cinema, respectivamente.


Também integram a programação o longa Noites Alienígenas (2022), que será exibido no dia 21 de novembro, no Cine Sesc Ver-o-Peso, durante a 10ª Mostra de Cinema da Amazônia, e o documentário Empate (2019), que será apresentado no mesmo dia, 21 de novembro, às 13h30, dentro da Mostra Pachamama COP30, no auditório do Museu Goeldi.



A Mostra Pachamama, que ocorre de 8 a 21 de novembro, reúne 18 filmes sobre meio ambiente, cultura, resistência, territórios e identidades, promovendo o diálogo entre arte e política ambiental.


As exibições acontecem em espaços como o Espaço Chico Mendes e Fundação BB e a Mostra Pan-Amazônica de Cinema, reafirmando o papel da arte como aliada na defesa do território e do clima.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas