O vereador José Aiache (PP) afirmou, nesta quarta-feira (12), que apenas cinco dos 64 vetos apresentados pela Prefeitura de Rio Branco à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 devem ser derrubados durante a votação prevista para ocorrer na Câmara Municipal ainda nesta semana.
Segundo o parlamentar, o relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já está em fase final de elaboração e deve ser apresentado nas próximas horas. “Serão cinco vetos que serão derrubados, os demais vão permanecer. Mas só podemos confirmar isso após passar pelas comissões e seguir para o plenário”, explicou Aiache.
O vereador destacou que a maior parte dos vetos foi analisada com base em critérios técnicos, em diálogo com o Executivo. “Acredito que tudo foi feito de forma dialogada, em comum acordo entre a Câmara e a Prefeitura, para o bom andamento do orçamento do próximo ano. Muitos pontos envolvem ajustes técnicos, como emendas que devem constar na Lei Orçamentária Anual (LOA) e não na LDO, ou ainda no Plano Plurianual (PPA)”, disse.
Aiache avaliou ainda que o orçamento previsto para 2026 apresenta leve melhora em relação ao do ano anterior. “Foi um pouco melhor que o do ano passado. Na LOA, teremos o detalhamento dos números e da situação financeira do município. Acredito que houve avanço, especialmente com a criação de um auxílio moradia para mulheres vítimas de violência doméstica, que gerou um impacto importante”, afirmou.