Em entrevista ao programa Boa Conversa – Edição Aleac nesta terça-feira, 11, o deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD) falou sobre o projeto de lei “Som da Vida – Música e Inteligência Emocional nas Escolas Públicas do Acre”, protocolado na Assembleia Legislativa. O parlamentar destacou que a proposta tem como objetivo aproximar a música do ambiente escolar e promover o bem-estar emocional dos estudantes da rede pública estadual.
“É mais uma oportunidade de mudar uma realidade cultural do nosso estado. O programa Som da Vida, a gente apresenta hoje esse projeto. O que seria isso? É aproximar a música das escolas, cada vez mais estar próximo das escolas. Hoje a gente vê a nossa juventude, boa parte dela, com muito nível de ansiedade. A ansiedade está muito grande, por quê? Hiperconectividade. Então a gente precisa fazer com que eles desacelerem um pouco, possam se dedicar mais a coisas como a música”, explicou o deputado.
Ribeiro afirmou que a iniciativa busca valorizar a cultura acreana e amazônica, além de criar condições para que músicos e professores possam desenvolver atividades conjuntas nas escolas. “A música é cultura, nós estamos falando da nossa cultura, cultura acreana, da Amazônia. E você está aproximando a música da rede pública estadual, isso é fundamental. Então é um programa que visa estimular essa aproximação da música para toda a rede estadual. E com isso a gente poder alocar emendas para fazer trabalhos de músicos, com os professores também. É um programa, um projeto que, assim como países desenvolvidos como Noruega e Finlândia já têm adotado essas práticas, a gente possa trazer aqui também para o Estado do Acre”, disse.
Durante a entrevista, o parlamentar também comentou o andamento do projeto de lei complementar que prevê a extinção da Ouvidoria da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Segundo ele, a matéria foi discutida na comissão e está sob vista do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). “Nós discutimos isso na comissão. O deputado Edvaldo Magalhães, de forma regimental, pediu vista do processo. Vai analisar. Eu acredito que hoje, não sei ainda, não tivemos uma reunião das lideranças, mas acredito que devemos fazer uma suspensão para finalizar as matérias que estão na comissão, e essa matéria deve ser colocada pelo deputado Edvaldo para análise e discussão”, explicou.
Eduardo Ribeiro também falou sobre sua atuação em projetos voltados à educação financeira nas escolas, destacando o sucesso das Olimpíadas Financeiras, realizadas em parceria com a CDL de Rio Branco. “Ontem foram mais de 280 mil reais em prêmios. Para o próximo ano, a previsão é de mais do que o dobro disso, com mais de 50 escolas participando, inclusive do interior. Quero parabenizar a CDL, no nome do Marcelo Moura, e colocar sempre o mandato à disposição”, afirmou.
O parlamentar ressaltou que tanto o programa Som da Vida quanto às iniciativas de educação financeira têm o mesmo propósito: melhorar a qualidade de vida dos jovens acreanos e oferecer novas ferramentas de aprendizado. “Esse programa do Som da Vida é algo similar, mas voltado para a música. Um é voltado para a educação financeira, que está dando excelentes passos. É uma aula que pode mudar a realidade daquele jovem no futuro, a realidade da sua família. Agora a gente quer instituir um programa voltado para a escola musical, para a captação musical. É algo que visa combater a ansiedade, melhorar a qualidade de vida da nossa juventude, da nossa cidade, e quanto antes poder estar alocando emendas para fazer um bom trabalho para a população”, concluiu.