Governador Gladson Camelí esteve com o presidente Lula na abertura da COP30. Foto: Hadassa Menezes/ Secom
Durante a abertura oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada nesta segunda-feira, 10, em Belém (PA), o governador do Acre, Gladson Cameli, foi registrado em um momento simbólico de abraço com o presidente Lula (PT). A cena, ocorrida nos bastidores da cerimônia, reforçou o clima de união entre o governo federal e os estados amazônicos diante dos desafios climáticos globais.
“É com grande alegria e profundo senso de responsabilidade que o Acre participa da COP30, realizada pela primeira vez na Amazônia, aqui em Belém. Quero, em nome do povo acreano, saudar o presidente da República, as demais autoridades do governo federal, os governadores da Amazônia Legal, as delegações internacionais e todos os participantes que vieram somar esforços em favor do nosso planeta”, destacou Gladson Cameli.
A COP30, promovida pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), ocorre de 10 a 21 de novembro, no Parque da Cidade, zona Azul de Belém. O evento reúne quase todos os países do mundo – as chamadas “partes” da Convenção da ONU, para discutir ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A participação é restrita a credenciados.
O presidente Lula conduziu a abertura da Conferência, destacando a importância de sediar o evento no coração da Amazônia. “É muito importante que uma COP esteja sendo realizada na Amazônia. Nós somos o foco, no sentido de ações voltadas ao meio ambiente. Estamos em um momento importante. Devemos nos unir para cumprir com os acordos”, afirmou o presidente.
Cameli ressaltou que a realização da conferência no Brasil representa um marco e reafirmou o papel do Acre no compromisso global com a floresta e o desenvolvimento sustentável. “Estamos na região que mais simboliza a luta global contra as mudanças climáticas, e o Acre chega a este evento reafirmando seu compromisso com a conservação da floresta e com o desenvolvimento sustentável”, disse o governador.
Na cerimônia também ocorreu o ato simbólico de transição da sede da COP, de Baku (Azerbaijão) para o Brasil, com a presença de autoridades como o governador do Pará, Helder Barbalho, presidente da conferência, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a cantora Fafá de Belém.