Menu

Estudantes e professores são premiados nas Olimpíadas de Educação Financeira em Rio Branco

Foto: David Medeiros
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) ficou lotado na manhã desta segunda-feira, 10, durante o “Encontro de Campeões”, evento que marcou a premiação das Olimpíadas de Educação Financeira 2025, em Rio Branco (AC).


Promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Branco (CDL), por meio do Movimento Cidadania Empreendedora (MCE), o projeto distribuiu R$ 280 mil em prêmios a alunos e professores de escolas públicas e particulares da capital.

Publicidade


Foto: David Medeiros

A iniciativa, que tem apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e de instituições parceiras, busca ensinar desde cedo noções de planejamento financeiro, consumo consciente e empreendedorismo. Nesta edição, mais de 3.200 estudantes participaram da competição, e 540 chegaram à etapa final.


Foto: David Medeiros

Segundo o coordenador pedagógico da SEE, Emerson Rodrigues, a Olimpíada representa um avanço importante na educação acreana. “É um momento da culminância do projeto e que nos deixa muito feliz a forma como aconteceu e o que significa isso. Vamos lembrar que sexto ano concorre com sexto, sétimo com sétimo, oitavo com oitavo, nono com nono. São 11 escolas, sendo seis públicas e cinco particulares”, explicou.


“O primeiro lugar do sexto ano leva a medalha de ouro e corresponde a 30 mil reais em aplicação financeira. Lembrando que não é para a escola, é para o aluno vencedor. Vai premiar o aluno que teve êxito nas duas etapas, com 30 mil para o primeiro, 20 mil para o segundo e 10 mil para o terceiro, por série. Além disso, o professor do primeiro lugar recebe 10 mil reais. As escolas vencedoras também levam troféus”, acrescentou.


Foto: David Medeiros

O evento contou com a presença de autoridades e lideranças locais. O vice-prefeito de Rio Branco Alysson Bestene (Progressistas) destacou a importância de introduzir a educação financeira desde a infância. “É um encontro de campeões hoje. Parabenizar através do Marcelo Moura, a CDL, a Associação Comercial, essa equipe da cidadania empreendedora, que é um momento importante, você levar essa educação financeira para as nossas crianças, para os nossos jovens, lidar num momento em que a gente vê famílias endividadas, muitas vezes perdem a vida por conta de endividamento, que não souberam se planejar. E através da educação financeira, nada melhor do que iniciar com as crianças, com a base onde você pode trabalhar de forma preventiva, o conhecimento de como lidar com as finanças, para não se endividar futuramente. Elas influenciam muito seus pais, sua família, isso leva para dentro de casa. Só tenho que parabenizar”, destacou.


“Na nossa rede municipal, ano que vem, vamos implementar ainda mais, aumentar para as nossas crianças do primeiro ao quarto ano. E também olhar com parceria na educação fiscal, que a Prefeitura já vem trabalhando há bastante tempo. Hoje a gente vai conhecer quem são os grandes campeões premiados dessas Olimpíadas de Educação Financeira. Mas, acima de tudo, quem ganha são as nossas crianças, é a educação do Estado do Acre, é a educação do município”, acrescentou.


Foto: David Medeiros

O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) classificou o evento como um marco na mudança cultural da sociedade acreana. “Esse é um momento único no Estado. Hoje nós estamos começando, através do trabalho que foi desenvolvido pelo Marcelo Moura na CDL, o nosso mandato fortalecendo o trabalho de educação financeira nas escolas. Então, é uma virada de chave mesmo. Hoje está sendo distribuído mais de 280 mil reais em prêmios e o início de uma mudança de cultura para a nossa população. Eu costumo dizer que uma das coisas mais importantes para as famílias é também a educação financeira, é a saúde financeira. Uma família com problemas financeiros é uma família que tende a ter mais problemas no futuro. Então, a gente precisa que a sociedade cada vez mais entre nesse tema, potencialize isso nas escolas, nas nossas crianças, mude a cultura para que nós tenhamos uma sociedade melhor cada vez”, pontuou.


Foto: David Medeiros

Para a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Patrícia Dorsa, o sucesso do projeto é resultado de uma trajetória de persistência. “O sucesso é uma ideia muito valorosa do presidente Marcelo, que se iniciou já há uns três anos atrás. Não foi fácil, é uma trajetória muito complexa até chegar aqui, precisa de muito incentivo, de muito apoio financeiro também para executar um processo desse, mas extremamente gratificante e vitoriosa”, ressaltou.


Foto: David Medeiros

O presidente da CDL Rio Branco, Marcelo Moura, idealizador do projeto, ressaltou que o propósito das Olimpíadas é transformar comportamentos e preparar uma nova geração. “Estou muito feliz em estar aqui hoje fazendo essa primeira entrega de um projeto que começou há três anos atrás. Com muita conversa, analisando a necessidade da sociedade, a gente trabalha para diminuir o endividamento das famílias, que assola mais de 80% das famílias do Brasil e do Acre. Esse é o motivo, essa é a dor que a gente se conecta para tentar ajudar de uma forma diferente, que é dando conhecimento, ensinando a pescar e não dar o peixe”, explicou.



“3.200 crianças participaram desse primeiro ano das Olimpíadas, 540 estão concorrendo agora na segunda etapa e hoje a gente vai entregar a premiação para os 12 melhores alunos e quatro professores. O professor do aluno vencedor também recebe uma premiação. A premiação é um combustível de interesse, porém o caminho até o prêmio é o verdadeiro aprendizado. Estamos ensinando às crianças a desenvolverem aptidões financeiras. O primeiro ciclo se encerra hoje, mas é um projeto de décadas, que deve atingir toda uma geração de crianças que no futuro vão se desempenhar muito melhor na questão do tato financeiro, de controlar impulsos, classificar receitas, despesas e planejar. É um projeto que começa dentro de casa, e a gente está levando isso para as escolas e para a sociedade”, acrescentou.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido