Foto: Whidy Melo/ac24horas
Três jovens que fariam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 conseguiram entrar nos últimos segundos no centro de aplicação da Uninorte, em Rio Branco, neste domingo (9). O portão foi fechado exatamente às 11h, horário oficial do Acre, conforme previsto pelo edital. A cena de estudantes correndo contra o tempo se repetiu, como ocorre todos os anos, nas principais instituições de aplicação do exame. A Uninorte é um dos locais que mais concentram candidatos na capital acreana.
Os alunos chegaram correndo, enquanto populares gritavam para que eles se apressassem. Por pouco, não ficaram de fora do exame, que é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
Neste primeiro dia de provas, mais de 28 mil candidatos acreanos participam da maratona do Enem. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Acre registrou 28.962 inscrições confirmadas para a edição de 2025.
Entre os participantes, 8.212 são concluintes do ensino médio da rede pública, público que tradicionalmente representa a maioria dos inscritos no estado. As provas deste domingo abrangem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação, enquanto o segundo dia do exame, marcado para 16 de novembro, contará com questões de Matemática e Ciências da Natureza.
O Enem é aplicado simultaneamente em todo o Brasil e serve como critério de acesso a universidades públicas, privadas e programas de bolsas de estudo, como o Sisu, Prouni e Fies.
Veja o vídeo: