Blog do Crica

MDB fará aliança com Mailza

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O MDB vai ter uma conversa final na semana que entra com os grupos do senador Alan Rick (Republicanos) e da vice-governadora Mailza Assis (PP), sobre uma aliança para 2026. A fase seguinte é conversar com todos os diretórios municipais, e então, anunciar o mais breve possível, a posição oficial do partido. A informação foi passada ontem ao BLOG pelo presidente do MDB, Vagner Sales. “Será uma consulta democrática em que todos os diretórios terão voz para a decisão final”, explicou Vagner. Mesmo o martelo não tendo ainda sido batido, Vagner disse que a tendência majoritária da sigla é a de apoiar a candidatura de Mailza ao governo. O MDB vai para a mesa de conversa com três pontos: participar da chapa majoritária, e um esforço conjunto para ajudar na formação da chapa de deputado federal. E, também, na montagem da chapa de deputado estadual, com a indicação de nomes. Não serão discutidos cargos. Pelo que o BLOG apurou, o nome da médica Jéssica Sales (MDB) é cotado para ser a vice na chapa de Mailza.


PAREDÃO NO JURUÁ


Na hipótese da médica Jéssica Sales (MDB) ser a vice na chapa da candidata Mailza Assis (PP), acabaria com o único foco de oposição que Mailza teria no Juruá, o grupo dos Sales. Na avaliação do presidente do MDB, Vagner Sales; a Mailza teria ainda na sua campanha todos os prefeitos do Juruá lhe apoiando, um verdadeiro paredão político ao seu favor naquela região, uma região onde o senador Alan Rick (Republicanos) não tem forte base de apoio.


QUEBRANDO A PROMESSA


Quem apareceu ontem na filiação do senador Alan Rick no Republicanos hipotecando apoio à sua candidatura ao governo, foi o respeitável Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agostinho Gonçalves, que tinha prometido publicamente que jamais se envolveria em política.


CANDIDATOS DO COLETE


O senador Alan Rick (Republicanos) e o presidente do partido, deputado federal Roberto Duarte; têm dois candidatos no colete, nos quais jogarão pesado para elegê-los deputados estaduais: o Duarte com o vereador Zé Lopes e o Alan com o Jairo Cassiano. Candidatos do peito.


PÚBLICO RAZOÁVEL


Para um partido que se encontra fora do poder estadual e municipal, como o Republicanos, a presença de público ontem no ato de filiação do senador Alan Rick, foi razoável; com a presença de três prefeitos: Olavinho (Acrelândia); Manoel (Capixaba) e Railson (Feijó). São os com os quais ele vai contar na sua campanha.


JANJA ALOPROU


A rainha das ratadas, a primeira-dama Janja, que só perde para a ex-presidente Dilma em discursos aloprados, disse que a CPO veio para salvar 50 milhões de moradores na amazônia. Nem agregando a esse número os animais da floresta se chegaria a esse total superfaturado.


NÃO VAI RESOLVER NADA


As anteriores não conseguiram avanços para frear as agressões ao meio ambiente, e não será a COP 30 no Pará que vai mudar alguma coisa. Vão assinar um protocolo de intenções e ficará somente nisso. O único resultado concreto foi o urbanismo de Belém que ganhou novas obras.


CAMPANHA MILIONÁRIA


Pelo esquema que está sendo montado em torno da sua candidatura a deputado federal, o médico Fábio Rueda será o mais privilegiado na campanha pela máquina do governo. O jogo de cooptação é bruto.


CANDIDATO OFICIAL


O BLOG tem informação de que o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, deverá fazer um comunicado oficial colocando o deputado federal Eduardo Veloso (UB), como o candidato oficial do partido na Federação em formação do PP com o União Brasil.


BELO MANDATO


A deputada federal Socorro Neri (PP) faz um belo mandato, equilibrado, e passando longe das pautas radicais. Tem sido até aqui um dos destaques da bancada federal acreana, pela sua postura de só votar em projetos que trazem o bem coletivo.


NÃO APOSTARIA CONTRA


Caso fosse apostar, apostaria que o prefeito Tião Bocalom será candidato ao governo na eleição de 2026. Todos os movimentos políticos que faz são neste sentido. Suas visitas constantes ao interior não são para fazer turismo.


NOS BRAÇOS DA MORDOMIA


As principais lideranças do PT, que no auge da Frente Popular do Acre estavam em mandatos, todas se mudaram para Brasília e estão alojadas em cargos federais nos braços da mordomia. Depois da saída do poder, na aldeia, ficaram apenas as arraias miúdas trabalhando para juntar os cacos do partido.


PETISTA DE BRIGAR


A senadora Damares Alves (Republicanos), que virou uma extremista ferrenha de direita, disse ontem em uma entrevista na capital, que o Acre precisa de um governo conservador. Damares, que assessorava o ex-deputado Henrique Afonso, era uma petista radical. O Acre, dona Damares, não importa o nome e nem a ideologia, o que precisa é de alguém para alavancar a economia do estado. É essa merda ideológica de esquerda e de direita que atravanca o país e gera um clima de ódio e de atraso.


IDIOTISMO GALOPANTE


O país vive hoje um idiotismo galopante, dividido entre entre extremistas de esquerda e os extremistas de direita, seitas que só fazem mal ao país. Se você é a favor das idéias do Lula é “comunista”; se defende idéias do Bolsonaro é um “fascista”. E, a maioria, nunca leu nada sobre o comunismo e nem sobre o fascismo. Nada sabem de suas origens e conceitos, mas como papagaios repetem o que escutam. Infelizmente, assim, vive hoje o Brasil.


PRINCIPAL PROBLEMA


O senador Alan Rick (Republicanos) terá um estrutura pesada da candidata Mailza Assis (PP), contra a sua candidatura: dezoito prefeitos, maioria esmagadora de candidatos a deputados federais e estaduais; sem falar do peso da máquina do governo em todos os municípios, que estará na campanha da Mailza ao governo.. Esse é o principal problema a ser enfrentado pelo senador Alan Rick (Republicanos).


FIRME E FORTE


Não procedem os boatos de que os candidatos do PSDB se juntariam aos do PODEMOS. Inclusive, a candidata a deputada federal Vanda Milani estará assumindo no final do mês a presidência do partido. Ou seja: os tucanos estão firmes e fortes e irão com chapa do partido para a eleição.


NINGUÉM FALA


Na questão política ninguém fala pelo prefeito Tião Bocalom, disso não abre mão. O conheço há muito tempo. Não terceriza decisões. Acho que será candidato ao governo, mas isso só vamos saber no próximo ano. Teria que deixar a prefeitura no início de abril para ser candidato.


NOVO NA ALIANÇA


Até por afinidade ideológica, é muito provável que o deputado Emerson Jarude deva levar o seu partido, o NOVO, para a aliança de apoio à candidatura do senador Alan Rick (Republicanos) ao governo.


POSSIBILIDADE QUASE ZERO


Coloco como quase zero, porque na política não tem o impossível, mas não vejo chance do prefeito Tião Bocalom (PL) e a vice-governadora Mailza Assis (PP) se juntarem numa candidatura única ao governo, isso pode ocorrer num eventual segundo turno da eleição.


CONVITE FEITO


O BLOG tem informação de que já houve um convite oficial da vice-governadora Mailza Assis à médica Jéssica Sales (MDB), para que ela seja a vice da sua chapa. O MDB aceitou o convite.


CANDIDATURA SEM FLANCOS


O médico Thor Dantas (PSB) vai entrar na disputa do governo como um candidato sem flancos para serem atacados pelos seus adversários. Thor foi um dos profissionais acreanos que mais se destacaram no combate à pandemia do Covid 19, e contra os negacionistas da ciência. Nome limpo, novo, e com bagagem profissional na área da medicina.


REGISTRE-SE O FATO


O governo federal retornou ao DNIT os recursos que tinham sido contingenciados. Registre-se ter sido o deputado federal José Adriano (PP), quem mais lutou para que a verba da BR-364 para Cruzeiro do Sul fosse mantida.


COM DEUS NO CORAÇÃO


Um bom domingo com Deus no coração, muita paz, e sem ódio.


FRASE MARCANTE


“Se os fatos estão contra mim, pior para os fatos”. Nelson Rodrigues, escritor, jornalista e dramaturgo.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge